Navegando por Autor "TRANCOSO, Joelma dos Santos Rocha"
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- ItemEducação para as relações étnico-raciais no município da Serra-ES: uma análise das orientações curriculares de 2008(2020) POLEZ, Franciele Teixeira da Silva; TRANCOSO, Joelma dos Santos RochaEste trabalho analisa as Orientações Curriculares para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental do município de Serra – ES, a fim de investigar se o documento em vigência contempla a lei federal nº 10.639/2003 e ações para a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) no currículo escolar da rede municipal de ensino. Tendo em vista a luta do Movimento Negro, o currículo como espaço de poder e os debates atuais sobre a negritude, compreendemos a importância desta reflexão para a valorização da diversidade étnico-racial e combate ao racismo no ambiente escolar. O trabalho utilizou-se de uma pesquisa qualitativa, com o emprego da técnica de pesquisa documental (Gil, 2010) sobre as Orientações Curriculares (OC) de Serra-ES, construídas em 2008 e ainda vigentes. Com os resultados da análise, consideraremos a necessidade de revisão do documento orientador, para que o trabalho da questão étnico-racial na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental seja efetivado.
- ItemPedagogia eco-ancestral: caminhos para (r)existência de infâncias negras(2020) TRANCOSO, Joelma dos Santos Rocha; OLIVEIRA, Kiusam Regina deO presente artigo busca discorrer e problematizar o percurso histórico e legal da educação infantil, primeira etapa da educação, a partir da exclusão da negritude no processo histórico e pedagógico, o qual invisibiliza a cultura e epistemologia negra. Apresenta os esforços do movimento de mulheres e do movimento negro para a garantia ao direito à educação. Por meio de revisão bibliográfica aponta os documentos oficiais legais que ratificam o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil, como também propõe o rompimento das práticas que silenciam e marginalizam corpos negros, apresentando o caminho da Pedagogia Eco-Ancestral (Oliveira,2019) enquanto possibilidade teórica, prática e metodológica de modificar paradigmas estruturais que reproduzem o racismo entre os profissionais da Educação. Por fim, a partir da Pedagogia Eco-Ancestral, ratificamos a importância de se problematizar os métodos e materiais utilizados nas unidades de ensino, compreendendo as experiências e relações que se afirmam nas instituições de educação infantil com as crianças a partir da mediação dos professores, problematizando suas realidades e suas histórias, no esforço crítico e conscientemente voltado a garantir uma educação antirracista, evitando, assim, consequências danosas para as crianças e adultos negros, como também para toda sociedade.