Navegando por Autor "TORRES, Patricia Lupion"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs disciplinas eletivas no Novo Ensino Médio: um possível caminho para a Escolarização Aberta(2023) SACHINSKI, Gabriele; KOWALSKI, Raquel Pasternak Glitz; TORRES, Patricia LupionO presente estudo busca refletir sobre como as disciplinas eletivas propostas pelo Novo Ensino Médio podem contribuir para tornar a Escolarização Aberta uma realidade na educação brasileira. Para isso, toma-se como ponto de partida os pressupostos Archer et al. (2015), Kowalski et al. (2021) e Okada e Sherborne (2018) para a conceitualização de Escolarização Aberta e para a apresentação do Projeto CONNECT. Além disso, faz-se uma análise dos documentos oficiais que regem a educação brasileira, em especial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2018). O objetivo desta pesquisa é refletir sobre as contribuições das disciplinas eletivas para a discussão de temas atuais e pertinentes ao contexto dos estudantes. Para tanto, toma-se como objeto de análise as reflexões possibilitadas pelo relato de experiência das atividades realizadas durante uma disciplina intitulada “Entre utopias e distopias faz-se história”, ofertada em caráter eletivo para estudantes da 1ª série do Novo Ensino Médio de um colégio da rede privada de ensino, localizado na região metropolitana de Curitiba, Paraná. Também são analisadas as respostas de 18 estudantes dessa disciplina, coletadas via formulário online. As reflexões realizadas e os resultados alcançados demonstram que as disciplinas eletivas, por serem mais flexíveis e partirem de assuntos do interesse, permitem uma maior abertura do processo de ensino-aprendizagem.
- ItemUniversidade virtual: tecnologia e inovação na PUCPR(2007) TORRES, Patricia LupionThis work intends to bring some discus¬sions on virtual university and to make a brief story on the virtual environment Eureka of the PUCPR and its tool SAAW. In the search for innovative pedagogical proposals for the education on line, the university is presented as one of the responsible for developing research that answers to the requirements of this educational moment, where the use of the new technologies of communication and information is not guaranteeing one real evolution of the traditional paradigm of education. The virtual learning environment Eureka, results of a work of research of the Nucleus of Educational Technologies, professors and student of the PUCPR. This project had beginning in 1995 and remains in constant update and development. The Eureka with its diverse functionalities, allows the professor to overcome the "fordista-taylorista" model of distribution of contents and to advance for a model based on the collaborative learning.