Navegando por Autor "TORRES, Caroline da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEGIF–experiência de construção de um aplicativo para egressos dos Institutos Federais(2023) TORRES, Caroline da Silva; SALAZAR, Deuzilene MarquesEste artigo tem como objetivo discutir os aspectos educativo e operacional na construção de um aplicativo para dispositivos móveis com o intuitode auxiliar oacompanhamento de Egressos do Ensino Médio Integrado. O aplicativo resulta de um produto educacional, elaborado a partir da dissertação de mestrado que investigou a experiência formativa e a inserção no mundo do trabalho de egressos dos Cursos Técnico Integrado ao Médio do Instituto Federal do Piauí-CampusPicos. Para a construção desse aplicativo realizou-se uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de coleta de dados uma entrevista semiestruturada com 53 egressos do Ensino Médio Integrado de Administração, de Informática e de Eletrotécnica queconcluíram o curso no período de 2014 e 2019 no IFPI-CampusPicos. Incorporou-se, neste artigo,estudos relacionados ao desenvolvimento de mecanismos, ferramentas e instrumentos de acompanhamento de egressos da educação profissional técnica de nível médio, mais especificamente do ensino médio integrado. A análise e interpretação dos dados baseou-se na análise de conteúdo seguindo as proposições de Bardin (2011). Os resultados do estudo revelaram que um aplicativo para dispositivos móveis deveria ser uma ferramenta de socialização das experiências formativas e do mundo do trabalho, avaliação da instituição, divulgação de oportunidades profissionais e de atividades desenvolvidas pelo Campus. Conclui-se,dessa forma, que investir em aplicativos que possam ser acessíveis, de fácil uso e voltados para sua utilização em aparelhos celulares pode ser um dos caminhos para estimular e facilitar a aproximação entre egresso, empresa e instituição formadora