Navegando por Autor "TOMÉ, Luane"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLegislação e educação na América colonial portuguesa: as instruções ao governador e o diretório de 1757(2020) DAMASCENO, Alberto; TOMÉ, LuaneEsse artigo tem como objeto as origens da instrução na América portuguesa no período do governo de Mendonça Furtado, Governador do Grão-Pará e Maranhão entre 1751 e 1759. Para tal utilizará como metodologia a pesquisa documental, tendo como fontes primárias as instruções ao governador Mendonça Furtado e o Diretório dos Índios de 1757 que, articulados, deflagram um amplo processo de mudanças culturais e educacionais que culminaria, dentre outros acontecimentos, com o surgimento de escolas geridas pelo Estado português no território brasileiro em substituição às escolas elementares jesuíticas, antes mesmo da reforma de ensino do Marquês de Pombal em 1759.
- ItemOrdem para as mulheres, progresso para os homens: a educação feminina na perspectiva de José Veríssimo(2019) DAMASCENO, Alberto; TOMÉ, LuaneEste artigo resultou de um projeto de pesquisa sobre a história da educação no Pará, e tem como objetivo principal compreender a concepção de educação da mulher para José Veríssimo. Para atingi-lo desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica utilizando como fonte principal a obra “A Educação Nacional”, escrita em 1890, de autoria do escritor, jornalista e historiador literário José Verissimo Dias de Mattos. Entre os principais resultados do estudo, descobrimos que o papel atribuído à educação feminina se configurava como uma estratégia pensada pelos republicanos tendo em vista a construção de uma sociedade moderna e civilizada. Nesse sentido, as propostas de educação feminina de Veríssimo representaram avanços incontestes; entretanto, mesmo assim, a educação destinada às mulheres ainda se limitava a um benefício à gestão do lar e à formação dos filhos, além do apoio mais qualificado às iniciativas do marido, chefe da família.