Navegando por Autor "TEIXEIRA, Adriano Canabarro"
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- ItemA equilibração majorante em crianças de educação infantil: um estudo de caso(2018) TEIXEIRA, Adriano Canabarro; SILVA, Caroline da Furini; CAIMI, Flávia EloisaA programação de computadores é uma competência técnica com potencial para o desenvolvimento cognitivo humano. Nesse sentido, é fundamental que seja explorada sua aplicabilidade no contexto da educação infantil, tema raro na produção científica na área de Educação. Assim, o estudo objetivou identificar a relação entre o conceito de equilibração majorante de Piaget com as atividades de programação de computadores realizadas por crianças da educação infantil participantes do Projeto Berçário de Hackers. Os procedimentos metodológicos utilizados constituíram-se de pesquisa qualitativa, com abordagem de pesquisa-ação, envolvendo observação participante nas oficinas e videogravações. O trabalho de campo foi desenvolvido com 19 crianças de cinco e seis anos, sendo selecionados dois estudantes para uma análise mais detida. Os resultados apontam para a presença de indícios de equilibração majorante, manifestada em regulações ativas e automáticas
- ItemMetacognição, programação de computadores e robótica: um mapeamento de teses em língua portuguesa no campo educacional(2021) BATISTELA, Fernanda; TEIXEIRA, Adriano Canabarro; ROSA, Cleci Teresinha Werner daObjetiva-se analisar que aspectos teóricos e práticos da metacognição, da programação de computadores e da robótica estão sendo abordados em teses produzidas em língua portuguesa no campo da Educação. À vista disso, procede-se a uma abordagem quali-quantitativa, exploratória, por meio de procedimentos predominantemente bibliográficos, do tipo estado do conhecimento. Para delimitação do corpus documental, filtraram-se as teses no período de 2013 a 2017, que constam no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, Programas de Pós-Graduação em Educação com nota 7 no sistema de Avaliação Capes, RCAAP e B-On. Em um processo de ruptura dos pré-conceitos, 57 pesquisas foram filtradas, resultando-se em 17 teses para analisá-las. Para isso, utilizaram-se três categorias gerais: programação de computadores, metacognição; scratch, metacognição; e robótica, metacognição. Além dessas, outras quatro específicas: programação de computadores; robótica; scratch; e metacognição. Em síntese, por meio da análise do título, das palavras-chave, do resumo e do sumário, 13 teses contemplaram as categorias, sendo três consideradas como gerais e que agregam as temáticas em investigação. O estudo associando tais temáticas revela-se incipiente, porém promissor, pois, diante das fontes pesquisadas, mostra carência de pesquisas nessa esfera. Por outro lado, possibilita a ampliação para um estado da arte que poderá validar o resultado obtido.
- ItemProgramação de computadores e processos auxiliares da aprendizagem: o caso da Escola de Hackers(2018) BATISTELA, Fernanda; TEIXEIRA, Adriano CanabarroIn a world profoundly transformed by computer technology, software plays a strategic role on human and social progress. In this sense, the force of recognition is fundamental for the evolution of software development. Thus, this study had computer programming as its goal, focus of the School of Hackers project, influenced by auxiliary learning processes. That is, a field research and a theoretical-pedagogical exposition by Juan Ignacio Pozo in his work "Apprentices and Masters: a new culture of learning". The project, which has been in operation since 2014, is held at the Basic Education Center of the Brazilian High School, in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, with the learning of didactic practices and skills of apprentices through the Scratch software. Thus, this paper is the result of the activities promoted by the project in one of the participating schools, with a class of 11 students. The primary data were collected through observation, questionnaires and interviews and were used for formatting as a function of the theoretical cut. As an essential result, it was possible to verify the auxiliary learning process that was most important for the study group was the motivation.