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Navegando por Autor "TEDESCO, Anderson Luiz"

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    A transformação do ethos no Oeste de Santa Catarina
    (2013) TEDESCO, Anderson Luiz; EIDT, Paulino
    Este artigo tem como objetivo compreender as transformações societárias decorrentes da sociedade de consumo e dos demais processos verticalizadores da globalização no espaço regional do Oeste de Santa Catarina. Trata-se de uma leitura a partir da constituição histórica do ethos dos povos pré-capitalistas da região e a sua lenta e gradual mudança, quando da ocupação do território, no início do século XX, pelos migrantes de descendência europeia. Desta forma, num primeiro momento expressa os fatores objetivos e subjetivos que constituíram o ethos dos povos pré-capitalistas e, no final, descreve as transformações decorrentes da incorporação do espaço regional aos circuitos internacionais da economia por meio da institucionalização da propriedade privada, implantação de um modelo agroindustrial e do processo de homogeneização da cultura. Para alcançar os objetivos propostos, realizou-se um estudo bibliográfico, abordando aspectos filosóficos, históricos e sociológicos, no que tange a origem do conceito de ethos ocidental e a sua transformação no decorrer do tempo – estendendo-se até o século XX, embasando-se nessa busca reflexiva no pensamento dos filósofos Henrique C. de Lima Vaz, Michel Foucault, no historiador Werner Jaeger e no sociólogo Zygmunt Bauman, entre outros, a fim de compreender as consequências trazidas com as transformações do ethos no Oeste de Santa Catarina.
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    Educação bioética: no processo do conhecer o conhecimento proibido
    (2012) STRIEDER, Roque; TEDESCO, Anderson Luiz
    Essa reflexão discorre a respeito do conhecer do conhecimento proibido no mundo ocidental. Trata-se de uma reflexão literária a partir da seleção de alguns textos míticos, bíblicos e, um moderno, no que se refere as punições divinas, atribuídas aos mortais no processo do desvelar do conhecimento proibido. Também discorre sobre consequências oriundas do processo desse conhecer, na história do desenvolvimento técnico-científico do século XX. Seu objetivo é trazer relatos sobre conhecimento proibido, apresentar consequências para a humanidade e propor a bioética como alternativa para efetivação da prudência. O estudo tem caráter bibliográfico e explicativo, com busca em textos de relatos históricos afirmando a existência desse conhecimento proibido. Os resultados indicam a existência de conhecimentos proibidos que, quando desvelados, implicam graves consequências para a humanidade. Nem sempre o desvelamento de conhecimentos científicos se faz acompanhar dos critérios da prudência e da responsabilidade. Concluímos apresentando a bioética como um dos suportes educativos capazes de fortalecer o caminho da prudência, tanto nos momentos de construção de conhecimentos científicos quanto na utilização dos mesmos. A educação bioética pode constituir-se em uma fonte criadora de sensibilidade para resgatar a prudência e a responsabilidade nos caminhos da investigação científica e na aplicação dos resultados.
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    Ética e integridade acadêmica na Pós-Graduação em Educação em tempos de Inteligência Artificial
    (2023) TEDESCO, Anderson Luiz; FERREIRA, Jacques de Lima
    Este artigo tem o objetivo de discutir ética e integridade acadêmica em tempos de Inteligência Artificial na Pós-Graduação em Educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e de natureza interpretativa. A partir da pesquisa realizada, foi possível identificar que a Inteligência Artificial é uma ferramenta que possibilita o acesso às informações e contribui na sistematização de dados e/ou na compilação das publicações de pesquisas atuais, a exemplo do que ocorre com o uso do ChatGPT, bem como a necessidade de constituir um ethos da sabedoria prática (phronesis), que resulte em uma formação ética e de integridade acadêmica na Pós-Graduação em Educação.
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    Pressupostos epistemológicos da complexidade: subsídios da formação de professores da educação básica
    (2023) STRIEDER, Roque; TEDESCO, Anderson Luiz; LACERDA, Tiago Eurico de
    As ciências da educação, ao persistirem optando por percursos metodológicos e pedagógicos tradicionais, firmam a lógica presente nos paradigmas de ordem mecanicista, por isso acabam por criar condições para uma anestesia das relações sistêmicas e de conexões planetárias. Ao executar o conhecimento dessa forma, passam a agir de maneira disruptiva e simplificadora. Assim sendo, este artigo, compreendido como estudo teórico qualitativo e bibliográfico, tem como objetivo compreender os subsídios epistêmicos do paradigma da complexidade capazes de assegurarem uma formação de professores da educação básica compromissados com uma formação humanizadora, sistêmica e planetária. Está-se envolto em paradigmas que afastam os indivíduos de uma educação cônscia de que tudo está interconectado de forma sistêmica e que suas ações estão ligadas em redes de interdependência mundial. Por isso, sonha-se uma educação como trama de enredamentos e conexões abertas no qual tudo o que se pensa e se faz seja no esteio de uma ética e (co)responsabilidade planetária. Uma possibilidade para criar sensibilidades para reconhecer, em cada ser humano, sua singularidade, sua identidade e legitimidade em todo e qualquer domínio existencial e nicho ecológico vital em âmbito planetário.

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ISSN 1518-6385

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