Navegando por Autor "TAVEIRA, Flavio Augusto Leite"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstado da arte sobre o ensino de matemática nas tribal colleges estadunidenses: um estudo exploratório(2022) TAVEIRA, Flavio Augusto Leite; MARTINS, Igor Micheletto; GONÇALVES, Harryson Júnio LessaO presente artigo tenciona realizar um estado da arte sobre o Ensino de Matemática nas Tribal Colleges, sendo este um recorte de um projeto maior nominado “Formação (Etno)Matemática nas Tribal CollegesEstadunidenses”. Para tanto, em um primeiro momento, caracterizamos o sistema educacional estadunidense e como as Tribal Collegesse inserem no mesmo. Logo após, realizamos uma busca no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) utilizando os termos “Tribal College” com “Mathematics”, delimitando um período temporal de 2015 a 2020. Assim, por meio da leitura dos resumos, ousando conhecer o objetivo e a proposta dos trabalhos, foram selecionados seis artigos que cumpriam os objetivos delimitados para essa busca. A pesquisa nos permite defender que há a necessidade de estudos com o foco nas práticas de ensino e aprendizagem de Matemática no contexto das culturas indígenas nativas das Tribal Colleges.
- ItemO que dizem estudantes da Unesp sobre experiência com ensino remoto emergencial uma mirada benjaminiana(2024) TAVEIRA, Flavio Augusto Leite; ALVES, Natália Torres Colombo; PERALTA, Deise AparecidaIntrodução/Objetivo: O presente estudo tem por objetivo discutir narrativas de estudantes de duas disciplinas, de dois cursos de graduação, de uma das unidades da Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, acerca de suas experiências com o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Metodologia: O ERE foi proposto em razão da pandemia da Covid-19 e se caracterizou por interações com finalidades pedagógicas por meio de aulas síncronas e assíncronas em plataformas digitais. Participaram deste estudo 59 estudantes regularmente matriculados nos cursos de Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Zootecnia. Os dados foram constituídos por meio de um formulário online, no qual os estudantes foram convidados a escrever sobre suas experiências com ERE no ano letivo de 2020, e analisados na perspectiva das Mônadas de Walter Benjamim. Resultados: Pelas respostas ao formulário foi possível caracterizar descrições de experiências, diagnósticos e expectativas dos estudantes sobre ERE, bem como reflexões sobre desempenho nas atividades didáticas propostas, acerca da própria aprendizagem e do isolamento social. Conclusão: A maioria dos 59 estudantes consultados reconhece que o ERE cumpre o propósito de diminuir perdas em relação ao conteúdo das disciplinas, previstos nas matrizes curriculares dos cursos, mas as desigualdades sociais, evidenciadas pela falta de infraestrutura física e tecnológica, se fizeram presentes nas experiências com as atividades de ensino realizadas remotamente.