Navegando por Autor "STRIEDER, Roseline Beatriz"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCTS nos anos iniciais do ensino fundamental: abordagens para a temática água(2020) SILVA, Raimunda Leila Jose da; STRIEDER, Roseline BeatrizIn view of the defense for the formation of citizens capable of making a critical reading of reality, in the perspective of Paulo Freire, and that this should be started in thefirst years of schooling, this work discusses a proposal for curricular intervention, for the initial years of elementary education, guided by the assumptions of Education in Science-Technology-Society (STS) and focused on the issue of water. The researchthat outlined the study was that of a qualitative approach because it understands that it has a flexible, open design and maintains investigative rigor in its development. In addition to an analysis of how this theme is presented in official Brazilian documents aimed at science teaching in the early years of elementary school, possible approaches to be carried out in this context are presented. With this, it is expected to contribute to the universe of investigations concerned with contemplating the assumptions of STSeducation in the early years of elementary school in the perspective of the development of social commitments by students.
- ItemEducação cts em escolas públicas: reflexões sobre práticas educativas(2021) FERNANDES, Roseane Freitas; CARDOSO, Zaira Zangrando; ABREU, Rosana Oliveira Dantas de; VASCONCELLOS, Erlete Sathler de; COIMBRA, Sandra Gonçalves; BADARÓ JÚNIOR, Wilson Alves; SILVA, Shirley Margareth Buffon da; STRIEDER, Roseline Beatrizapresenta grande relevância socioambiental, pois grande parte dos problemas ambientais e
- ItemNão Neutralidade da Ciência-Tecnologia: verbalizações necessárias para potencializar a constituição de uma cultura de participação(2019) ROSA, Suiane Ewerling da; STRIEDER, Roseline BeatrizNeste artigo defendemos que o endosso à concepção de neutralidade da ciência-tecnologia (CT) pode fragilizar a participação da sociedade em processos decisórios sobre temas e problemas reais condicionados pelo desenvolvimento científico-tecnológico. Neste sentido, consideramos importante a verbalização de silenciamentos associados à suposta neutralidade da CT e que envolvem reflexões sobre: à origem, concepção e direcionamento da CT; os conhecimentos mobilizados para a resolução de problemas sociais; e, questões valorativas internalizadas na CT. Diante disso, além de uma discussão sobre a suposta neutralidade da CT, sua relação com o movimento e a educação CTS, apresentamos, por meio da análise da produção da área de ensino de ciências, sinalizações de verbalização desses silenciamentos. Dessas reflexões, destacamos perspectivas e desafios atrelados à verbalização dos silenciamentos e a necessidade de investigações centradas nas potencialidades de práticas educativas para a superação da concepção de neutralidade da CT. Perspectivas essas, no nosso entender, fundamentais para a constituição de uma cultura de participação.