Navegando por Autor "STECZ, Solange Straube"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemTransformações na educação - novas tecnologias, audiovisual e o mito do nativo digital(2019) STECZ, Solange StraubeNeste artigo discutimos meios audiovisuais, novas tecnologias de informação e comunicação que trazem para a escola a urgência da transformação de seus métodos. Tratamos do uso frequente dos termos nativo e imigrante digital, cunhados pelo norte americano Mark Prensky como elementos que contrapõe alunos e professores. Apontamos para a necessidade de um amplo debate, sobre como a escola deve buscar mecanismos para se utilizar dos novos meios. Os quais estão presentes na sociedade, mas incipientes nos processos de aprendizagem e da transformação do papel do professor como detentor do saber e na sua relação com o aluno, que traz para a escola muita informação, mas pouca reflexão. Refletimos sobre como essas mudanças podem contribuir para a consolidação da crítica para além da divisão colocada pelo senso comum de que de um lado estão atores “iluminados” pelas novas tecnologias, os chamados nativos digitais e de outro “dinossauros”, os imigrantes digitais, distantes das transformações tecnológicas. O que representa no nosso entendimento falsa dicotomia que pode ser rompida através da formação continuada de professores e pelo seu acesso aos novos meios. Para nos contrapormos a Prensky temos como referência, entre outros Kirschner (Holanda) e Bruyckere (Bélgica). E como referência teórica para a discussão da sociedade contemporânea, Hall e Bauman.