Navegando por Autor "SOUZA, Ronilson Freitas de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstratégia didática: utilizando a modelagem para facilitar o ensino e aprendizagem da temática terra e universo(2018) AMADOR, Nilgleice Leal; TRINDADE, Rosilene de Jesus; GOMES, Paulo Weslem Portal; RAMOS, Eduardo Zaragoza; SOUZA, Ronilson Freitas deIn this study we sought to evaluate the impact of an integrative activity, using modeling in the Teaching of Sciences for learning of the thematic unit Earth and Universe. The research consists of a pedagogical intervention and was carried out with students of the 5th year of the municipal/public schools of Salvaterra/PA, where the students participated in one class, using the modeling as a didactic strategy. For the data collection, were used the participant observation and a test applied at the end of the intervention. As an effect of this activity were observed creativity, imagination, enthusiasm, group participation and active interactions of the students, during the making of the models to represent the subject in question; it was also observed the appropriate internalisation of content, expressed by the results of the test that showed percentage of performance with more than 80% of correct answers to the questions proposed. Thus, it is emphasized that this intervention offered opportunities for students to engage in class and led to the assimilation of the studied concepts, improving class teaching-learning process and providing a more attractive and efficient education.
- ItemProcesso de construção e validação de um produto educacional para o ensino de ciências utilizando a aprendizagem baseada em projetos aliada aos pressupostos freireanos(2023) SOUZA, Ronilson Freitas de; ROSA, Maria Fabiana SousaO presente artigo trata do processo de elaboraçãoe validação de um Produto Educacional (PE) do tipo material didático, fundamentadona Aprendizagem Baseada em Projetos com os pressupostos freireanos.Esta pesquisa possui uma abordagem quali-quantitativa de cunho descritivo, utilizando como método de pesquisa o Estudo de Caso. Os participantes foram estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Belém-Pará e dez professores com formação em Ciências Naturais. As etapas para concepção do PE foram: busca por referenciais teóricos; pesquisa exploratória; prototipação; testagem em ambiente de sala de aula; revisão para uma nova versão do material educativo; validação por painel de especialistas; e versão final. Durante a aplicação da sequência didática que compõe o PE em ambiente real de sala de aula, observou-se que houve cooperação, motivação, além de desenvolvimento de competências como diálogo em equipes, negociação e defesa de ideias. Ressalta-se também que ocorreu adequada internalização dos conteúdos, expressa pelos resultados do pós-teste que mostraram percentual de desempenho superior a 70% de acertos das questões propostas.Na validação do PE,houve concordância mínima de 90% nos itens referentes aos eixos: estética e organização; capítulos; estilo de escrita; conteúdo; criticidade e criatividade apresentados no material educativo do PE.