Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SOUZA, Renato Henriques de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Espaço não formal amazônico Museu da Amazôniacomo oportunidade de aprendizado no ensino da Químicapara o nível médio
    (2023) NUNES, Pamela Pereira; SOUZA, Renato Henriques de
    Visto que a escola sozinha não atendeas demandas atuais, a educação formal necessita utilizar novas abordagens de ensino. Nesse contexto, o espaço não formal de aprendizagem complementa o espaço formal. Este artigo teve como objetivo analisarcomo o uso do espaço natural amazônico Museu da Amazônia (MUSA) se configura como oportunidade de aprendizado nas aulas de química para o ensino médio, de modo a verificar as percepções dos estudantes da Educação Básica com o ambiente não formal de aprendizagem. Para isso, a pesquisa envolveu estudantes do terceiro ano do ensinomédio da rede pública estadual e o MUSA, localizados na Zona Norte, Manaus-AM. Os dados foram coletados por meio de observações, questionário e roda de conversa. Realizou-se a análise desses instrumentos por meio da Análise Textual Discursiva. Foi possível evidenciar que o uso deste ambiente natural possui ótimo potencial para atividades de química, de modo que viabilize uma articulação entre o ensino formal e o não formal, além de contribuir com aulas mais interessantes e propiciar interações sociais. Identificou-se que, se bem explorado, pode impactar positivamente o ensino e aprendizagem. Além disso, este espaço demonstrou potencialidades de ser aplicado para diferentes níveis escolares e áreas de conhecimento.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão