Navegando por Autor "SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMulheres, homens e matemática: uma leitura a partir dos dados do Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional(2008) SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira ReisThe purpose of this article is to discuss the differences observed between women and men in some of the daily mathematical practices made necessary by the demand and opportunities of a society based on the dynamics and criteria of written culture. We take
- ItemRelação com o saber e táticas de territorialização de jovens bolsistas do ensino médio na escola privada(2022) MORENO, Andrea Cecilia; SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes deEste artigo se insere no debate sobre juventude e ensino médio no contexto brasileiro e se interessa por jovens que migram da escola pública para a escola privada na condição de bolsistas. O objetivo da pesquisa é analisar os processos implicados na relação com o saber estabelecida por esses jovens ao se inserirem nesse novo território escolar. Ancora-se nos estudos sobre relação com o saber, em diálogo com autores do campo da sociologia da juventude e da geografia com foco no território-territorialidades. A escola que serviu como campo de pesquisa pertence a uma rede confessional de escolas privadas de Minas Gerais, e os dados foram produzidos por meio da análise de documentos, observação participante e entrevistas realizadas com nove jovens. A análise apresenta o perfil socioeducacional dos jovens bolsistas e, em relação às entrevistas, aciona-se o conceito de tática proposto por Michel de Certeau, o que permitiu identificar três táticas de territorialização dos jovens na escola privada: aproximação, sobrevivência e estudo. Os resultados apontam desigualdades socioeconômicas vividas pelos bolsistas e a construção de táticas por esses estudantes para permanecerem e aprenderem na escola privada em direção ao ensino superior público, que se coloca como território de promessas. Conclui-se pela importância da valoração da escola pública e aponta-se a necessidade de outros estudos que possibilitem ampliar o horizonte de debates sobre jovens do ensino médio na condição de bolsistas, especialmente no contexto da covid-19.