Navegando por Autor "SOUZA, Joiciane Aparecida de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO acompanhamento psicopedagógico de estudantes do ensino superior na Bélgica no âmbito da disciplina "Atividades de intégração ligadas ao ensino superior - AILES"(2017) SOUZA, Joiciane Aparecida de; BAUDIER, Aurélie; RAES, PatrickO acompanhamento psicopedagógico realizado na disciplina "atividades de integração ligadas ao ensino superior - AILES" na Haute Ecole Francisco Ferrer em Bruxelas, na Bélgica, visa contribuir para que os estudantes: 1. construam seus projetos profissionais, 2. realizem pesquisas documentais pertinentes, 3. encontrem os métodos de trabalho mais adequados para eles, e 4. definam com clareza as exigências do ensino superior e se adaptem a este novo contexto. Procuro oferecer um acompanhamento benevolente e especializado, levando em consideração as dimensões cognitiva, emocional, metacognitiva e social do estudante. Eu procuro também desenvolver o pensamento reflexivo dos estudantes e a confiança em suas próprias capacidades de aprendizado.
- ItemPolitiques de discrimination positive territoriales et inclusion éducative dans l'enseignement supérieur en france(2014) SOUZA, Joiciane Aparecida deEsse artigo aborda potencialidades dos processos de inclusão educacional na Educação Superior implementados na França. Para tanto, enfoca mecanismos de ingresso -mais especificamente o ProgramaConventions Education Prioritaire (CEP)-e de socialização de alunos oriundos de comunidades periféricas noInstituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po). As análises são derivadasde uma tese de doutoramento com metodologia quali-quantitativa, na qual aplicou-se questionários aos estudantes admitidos pelos diferentes processos de seleção utilizados pelo Instituto (1441 respostas). Foram realizadas também entrevistas com estudantes selecionados pelas quatro vias de acesso existentes no Instituto e gestores do ProgramaCEP apreendendo aspectos referentes à socialização de estudantes de contextos periféricos em um universo acadêmico elitista.