Navegando por Autor "SOUZA, Francisco das Chagas Silva"
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- ItemEscolas de aprendizes artífices e escolas modernas: contrapontos da formação para o trabalho no Brasil na segunda década do século XX(2023) BRITO, Leonardo Leônidas de; SOUZA, Francisco das Chagas SilvaNeste artigo, busca-se construir um paralelo entre as iniciativas estatais para a educação da classe trabalhadora, mediante a criação das Escolas de Aprendizes Artífices (EAA), em 1909, e o desenvolvimento de projetos pedagógicos elaborados pelo operariado nas Escolas Modernas 1 e 2, no mesmo contexto histórico. Trata-se de um estudo exploratório com base em levantamento bibliográfico, cujo recorte temporal foi a criação das EAA e das Escolas libertárias, em princípios do século XX, sendo estas últimas encerradas violentamente pelo Estado brasileiro em 1919. Salienta-se o esforço do Estado Republicano para disciplinar a população pobre e formar mão de obra para a indústria; em contraposição, a educação racionalista, praticada nas Escolas Modernas, visava a formação integral e se opunha ao Estado e à Igreja. Conclui-se que, apesar da relevância dos estudos acerca das políticas estatais voltadas para a educação, urge que se ampliem as investigações que tenham como objeto as atuações dos trabalhadores na construção de projetos educativos voltados para os interesses de sua própria classe.
- ItemFormação de professores para educação profissional no Brasil: percurso histórico e desafios contemporâneos(2017) SOUZA, Francisco das Chagas Silva; RODRIGUES, Iaponira da SilvaNeste artigo, destacamos e contextualizamos historicamente algumas medidas tomadas pelo Estado brasileiro, voltadas para a formação de docentes para atuar na Educação Profissional, principalmente no século XX. Discutimos também os desafios para essa formação no contexto atual. A metodologia constou de pesquisa bibliográfica e de consultas à legislação acerca da formação docente para a Educação Profissional. Concluímos que essa formação, no século passado, foi realizada a partir de cursos emergenciais, rápidos e voltados às exigências do mercado. O atual cenário histórico apresenta desafios ainda maiores para a formação inicial e continuada desses docentes, em função da expansão da oferta da Educação Profissional, das especificidades desta modalidade e das exigências que estas impõem ao professor que, muitas vezes, nela se insere sem uma base pedagógica que oriente as suas práticas.
- ItemFormação docente para e na Educação Profissional e Tecnológica: uma ilustre esquecida(2022) SOUZA, Francisco das Chagas SilvaEste artigo resultou de uma pesquisa cujo objetivo foi conhecer a produção acadêmica acerca da formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nas reuniões nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped). Realizou-se um estado do conhecimento a partir dos trabalhos publicados nos anais dessas reuniões no período de 2010 a 2021, especificamente nos Grupos de Trabalho (GT) 8 e 9. Foram considerados, a princípio, os títulos e os resumos dos artigos apresentados nesses GT, e, tendo como critério de inclusão o tema central formação docente na EPT, foram selecionados 9 artigos para o estudo. A leitura e análise dos textos revelaram uma diversidade de pesquisas voltadas para a formação e a prática docente na EPT, a saber: a docência nos cursos superiores de tecnologia, no Ensino Médio Integrado e na Educação de Jovens e Adultos integrada à EPT, a formação continuada de professores bacharéis, as licenciaturas nos Institutos Federais, dentre outros. Percebeu-se que, apesar dos avanços nas pesquisas sobre a formação de professores para a EPT, o baixo número de trabalhos apresentados nas reuniões da Anped, quando comparado ao total de trabalhos apresentados nos dois GT, indica que há um esquecimento desse tema, apesar da relevância desses encontros e da participação nestes de pesquisadores renomados na área.
- ItemPalco e resiliêncianarrativas de artistas de teatro de Mossoró-RN(2018) SOUZA, Francisco das Chagas Silva; PONTES, Joriana de Freitas; MOURA, Glaudênia Alves deConsidering that theater can provide resilience, that is, allow subjects to present a positive development, even after experiencing challenges and unfavorable circumstances, we conducted open interviews with five theater actors from Mossoró in order to verify the meaning of the theater in their lives. The interviews were authorized, recorded in audio and transcribed for content analysis. Interviewees had their first experiences with theater in formal education institutions at different levels. Their reportshighlight theatrical art as a potentiating activity for the human being, by enabling self-formation and the construction of new ways of being in the world. Contact with the theater allowed the artists a process of resilience, since it developed interpersonal skills and brought them, the maturation of these abilities, leading them to self-analysis and the creative ability to solve or coexist with their inner conflicts.