Navegando por Autor "SOUZA, Elizeu Clementino"
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- ItemEducação e ruralidades:(2011) SOUZA, Elizeu ClementinoAs questões postas na contemporaneidade sobre as relações entre educação e ruralidades tem nos permitido ampliar conceitos, apreender diversidades e viver transformações dos sujeitos e do mundo rural, numa sociedade marcada pela trans-posição de modelos urbanos para os territórios rurais e, em muitos momentos, pela apropriação da cultura como uma das novas possibilidades de compreensão do rural, na perspectiva do turismo ecológico, da agricultura e da transposição de paradigmas culturais e agronômicos, frente aos novos contornos das ruralidades brasileiras.Inicialmente, cabe destacar nossa opção teórica e política pela apreensão do rural, aqui entendido como diversas ruralidades, por entendermos que a singularização deste termo (rural) ou a adoção de educação do campo não dá conta das questões que têm mobilizado discussões diversas sobre os territórios rurais. Ainda assim, reconhece-mos como legítimas as políticas atuais sobre educação do campo e as influências dos Movimentos Sociais no contexto brasileiro.
- ItemFormação docente: desafios para o novo Plano Nacional de Educação(2024) RAMOS, Michael Daian Pacheco; SOUZA, Elizeu ClementinoO texto busca discutir a escolarização e a formação de docentes, importante diretriz do Plano Nacional de Educação – PNE. Optamos por pesquisa documental, com dados da Sinopse Estatística da Educação Básica 2023 e análise descritiva para tratamento dos dados. Os resultados apontam que o Brasil possui pouco mais de 2 milhões de professores/as, sendo 2/3 deles/as na região Sudeste e Nordeste do país, em sua maioria mulheres atuando em escolas públicas, no Ensino Fundamental; houve aumento no percentual de docentes com Ensino Superior, porém, aquém da meta 15 do PNE; a adequação entre curso superior e disciplina lecionada tem aumentado, mas com descompassos entre redes, escolas e etapas. O número de professores/as com pós-graduação aumentou, o país está perto de atingir a meta 16 do PNE, mas há distorções significativas quando analisadas as unidades federativas do país