Navegando por Autor "SOUZA, Ediléia Alves Mendes"
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- ItemApresentação(2019) SOUZA, Ediléia Alves MendesO escopo deste dossiê, com foco nas políticas públicas de educação em tempo integral, é dialogar com diferentes nuances do tema em tela, presentes na realidade do sistema de ensino do Brasil. Sem a pretensão de concluir discussões, na coleção de artigos que o compõe abre-se o debate para reflexões em torno dos principais aspectos que envolvem a elaboração, implantação, desenvolvimento e efetividade de programas, projetos e propostas dessa natureza, passando pelo embasamento teórico e legal até algumas práticas cotidianas das escolas. As políticas públicas de educação em tempo integral no Brasil se inserem no contexto de um Estado liberal, marcado por um sistema social desigual e excludente que favorece interesses das classes dominantes. Com o fortalecimento da globalização e a crescente expansão capitalista, sobretudo a partir da década de 1990, se radicalizou a adoção de políticas de cunho neoliberal pautadas por medidas que defendem, por exemplo, a diminuição da intervenção do Estado na garantia de serviços públicos como saúde, educação e segurança. Tais medidas se aprofundaram em governos como o de Fernando Collor de Mello (1990-1992) e Itamar Augusto Cautiero Franco (1992-1994), mas, sobretudo no de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), o qual, de acordo com a literatura correlata, escancarou a economia brasileira à privatização. edição em celebração ao Dia da Consciência Negra, com o trecho da Canção Kizomba festa da raça, de Martinho da Vila, lançada em 1988. A canção registra um agradecimento a Zumbi pela resistência à escravização dos negros no Brasil. Zumbi é considerado o último líder do Quilombo dos Palmares, que se localizava na Capitania de Pernambuco, região que atualmente faz parte do estado de Alagoas. O Quilombo de Palmares era uma comunidade formada por escravizados negros que fugiram de fazendas, de prisões ou de senzalas e que resistiam ao processo de escravização. O quilombo foi destruído por forças da Coroa Portuguesa, depois de vários enfrentamentos, e Zumbi dos Palmares foi morto no dia 20 de novembro de 1695, deixando-nos como herança a importância da luta pela liberdade.
- ItemEducação infantil em tempo integral: implicações da política de extensão da jornada escolar das crianças da cidade de Janaúba/MG(2019) SOUZA, Ediléia Alves MendesNeste trabalho o objetivo foi analisar implicações da política de educação de tempo integral para o processo ensino aprendizagem na educação infantil no CEMEI “X” da cidade de Janaúba-MG. Nessa pesquisa de cunho qualitativo numa perspectiva exploratória, se desenvolveu pesquisa bibliográfica, utilizando-se de autores como Kuhlman Jr. (2010), Cavaliere (2002), Coelho (2009), Gadotti (2009); e no campo empírico, obteve-se os dados por meio da aplicação de um questionário com questões objetivas e discursivas às oito professoras participantes. As informações foram organizadas e interpretadas à luz do referencial teórico. Com base nos resultados é possível afirmar que as professoras identificaram e vivenciaram vários desafios na instituição, entre eles, escassez de recursos humanos e materiais, cansaço das crianças, falta de estrutura da escola e ausência dos pais. Para elas, esses fatores interferem na realização do trabalho pedagógico, o que vem afetando a aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
- ItemEntrevista - Educação em tempo integral no Brasil: rupturas, avanços, permanências e desafios de uma política pública no contexto escolar(2019) SOUZA, Ediléia Alves Mendes; PALAFOX, Gabriel Humberto Muñoz; SILVA, Maria Vieira; FRANÇA, Robson Luiz deNa presente entrevista, por meio do diálogo estabelecido com uma professora engajada na luta em defesa da educação pública, propõe-se a fazer uma análise a respeito da educação integral em tempo integral. Para tal abordou-se alguns dos principais aspectos que influenciam na implementação e desenvolvimento dessa política no contexto escolar brasileiro. As reflexões contribuem para fomentar a crítica em torno de concepções vigentes, da estrutura, da legislação, ressaltando-se rupturas, avanços e lacunas que ainda persistem. O balanço analítico em torno da experiência dos Ciep, no Rio de Janeiro nas décadas de 1980/1990, coloca em discussão os limites e desafios dessa política e ao mesmo tempo resgata-a enquanto possibilidade de melhoria do ensino público promovendo maior igualdade educacional visto que permite ampliar as experiências formativas dos alunos, sobretudo das camadas populares.