Navegando por Autor "SOUZA, Antonio Carlos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Base Nacional Comum Curricular como política pública reformista: uma análise a partir do pensamento de Rosa Luxemburgo(2023) SOUZA, Antonio Carlos; SOARES, Cleyson Mendes; RUCKSTADTER, Vanessa Campos MarianoO artigo tem por objetivo analisar as características de uma política pública reformista a partir da reforma educacional brasileira que culminou na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por meio de pesquisa bibliográfica e documental é apresentado o papel das políticas públicas e como elas se relacionam com as propostas dos organismos internacionais, de grupos empresarias nacionais. A pesquisa tem como referência teórica o materialismo histórico-dialético, principalmente ligada à discussão sobre reforma e revolução proposta por Rosa Luxemburgo. Concluímos que as atuais reformas educacionais, principalmente aquela que resultou na consolidação da BNCC, têm caráter reformista, elaboradas para atender aos interesses da classe dominante e, portanto, não contemplam os interesses da classe trabalhadora. Porém, as reformas podem ser entendidas também como produtos da indignação, da luta, organização da classe trabalhadora por melhores condições de vida, na formação de sua consciência revolucionária, no processo de superação do modo de produção capitalista, liberal, na conquistas de seu fim último, o socialismo.
- ItemPaulo Freire: da arte de dialogar, de lembrar, de recriar como prática política e de projeto educativo(2022) SOUZA, Antonio Carlos; OLIVERA, Luiz AntonioEste texto pretende apresentar a atualidade das contribuições de Paulo Freire e sua arte de dialogar, de lembrar, de recriar a prática política do projeto educativo como espaço de superação da dominação opressor-oprimido, colonizador-colonizado, condição necessária no processo de transformação social. A fonte de estudo são as Cartas a Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo, escritas em meados da década de 1970 que, na esteira de outros escritos do autor da década de 1960 e 1970, revelam as articulações, a experiência pedagógica e política de Paulo Freire e sua equipe como colaboradores do governo revolucionário de Guiné-Bissau na elaboração de um projeto educativo nacional.