Navegando por Autor "SOUZA, Allan Solano"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemMetodologias colaborativas na pós-graduação stricto sensu em educação(2022) SOUZA, Allan Solano; MEDEIROS, Arilene Maria Soares deEste artigo objetiva discutir a utilização de metodologias colaborativas na pós-graduação stricto sensu, as quais visam fomentar a imaginação sociológica dos mestrandos. Parte-se do pressuposto de que as metodologias colaborativas possibilitam produzir conhecimento acadêmico com autoconfiança e inovação. Apresenta-se, então, um relato de experiência, vivenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no semestre letivo 2018.2, envolvendo dois docentes e trinta e cinco mestrandos de três linhas de pesquisa, em uma disciplina obrigatória. Para a sua elaboração, além da produção escrita coletiva dos painéis, foi solicitado o relato individual da experiência de três mestrandas, escolhidas intencionalmente, uma de cada linha, para subsídios empíricos. Os resultados apontam que as metodologias colaborativas possibilitam que cada grupo crie estratégias/encaminhamentos, aguçando a imaginação sociológica dos pós-graduandos com o uso da escrita individual e coletiva. Enfim, os pós-graduandos precisam ser desafiados a fazer experiências novas, a pensar por si nos diferentes espaços da formação. Sem imaginação sociológica aguçada, não há inovação e criação.
- ItemSaberes de um educador e pesquisador: política e gestão educacional(2023) SOUZA, Allan SolanoO livro Trajetória e escritos de um educador: reflexões sobre política e gestão educacio-nal narra o trabalho de Antônio Cabral Neto, educador e pesquisador que, ao longo de mais de trinta anos, se dedica a prática e estudos no campo da educação brasileira, desde a educação básica, passando pelo ensino superior, até a pós--graduação. Os saberes que sustentam esse trabalho estão carregados de marcas da sua atividade pessoal e da sua atuação profissional. O prestigiado professor possui gradu-ações em Pedagogia e Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; seu mestrado em Educação foi realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e o doutorado em Educação ocorreu na Universidade de São Paulo – USP, ambos no contexto turbulento da ditadura civil-militar no Brasil. Já os estudos de pós-doutorado ocorreram na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE
- ItemSistemas municipais de avaliação da educação (2014-2019): o que as pesquisas revelam?(2020) LEÃO, Bruno Layson Ferreira; SOUZA, Allan SolanoEste estudo objetiva analisar os caminhos da produção acadêmica sobre os sistemas municipais de avaliação (2014-2019), alocada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e portal de Periódicos CAPES. Adota-se uma abordagem qualitativa cuja técnica de análise e organização dos dados foi a análise de conteúdo, realizando leitura exploratória, categorização dos trabalhos e inferências. O pressuposto fundamental é o de que há sistemas em consolidação, fruto das políticas nacionais, principalmente da municipalização da oferta educacional. Estes sistemas necessitam melhor delineamento quanto aos pressupostos e às estratégias assumidas, e direcionamento face às responsabilidades assumidas nos municípios.