Navegando por Autor "SOUSA, J."
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemTrajetórias de docentes: mapeamento da produção do programa de pós-graduação em educação da universidade federal do Piauí (1995-2020)(2022) CIPRIANO, A. C. S. L.; SOUSA, J.Por meio da pesquisa do tipo mapeamento de produção científica, buscou-se discutir as publicações que tratam das trajetórias de vida docentes. Para tanto, promoveu-se a localização das fontes considerando o banco de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Piauí (UFPI), identificando-se seis produções que abordam trajetórias de vida publicadas entre os anos de 1995 a 2020, tendo como filtro, a História Cultural como pressuposto teórico e metodológico de análise. Para tanto, parte-se das seguintes categorias: periodização, fontes, autores utilizados, objetivo geral, formação de professores e professoras enquanto problemática norteadora deste estudo, lançam-se as seguintes questões: qual a importância de estudar trajetórias de docentes? Qual seria a produção sobre trajetórias de docentes no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd)? Por que analisar a produção sobre trajetórias de vida no PPGEd, tendo como ponto de partida a teoria de análise escolhida? As análises possibilitaram uma visualização dos temas mais abordados, assim como das lacunas de estudos quanto à trajetória de vida docente dentro do PPGED da UFPI. Identificamos a proeminência teórica de Le Goff, Burke, Halbwakcs, Nóvoa e Certeau nas discussões que envolvem tais produções. Quanto aos instrumentos de coleta de dados, ressaltam-se o uso da história oral e suas relações com memória individual e coletiva na construção de narrativas de sujeitos. Assim, evidenciou-se a diversidade de fontes antes desprestigiadas pela historiografia tradicional. Nesse interim, constata-se a expansão da abordagem trajetória de vida em virtude das novas abordagens historiográficas.