Navegando por Autor "SOUSA, Fabiana Rodrigues de"
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- ItemAções educativas desenvolvidas por prostitutas organizadas(2015) SOUSA, Fabiana Rodrigues deO presente artigo é elaborado com base em reflexões tecidas ao longo de pesquisa de pós-doutoramento realizada com prostitutas que fazem parte de associações da categoria localizadas nas cidades de Belo Horizonte (MG), Campina Grande (PB), João Pessoa (PB) e Recife (PE), com intuito de desvelar processos educativos consolidados no exercício do trabalho sexual e na trajetória de militância dessas mulheres na busca por seus direitos. Com base no referencial da Educação Popular, ao longo do percurso metodológico desta investigação buscamos – pesquisadora e prostitutas – identificar e analisar saberes de experiência construídos nas ações educativas e culturais desenvolvidas por essas mulheres. Os resultados da investigação engendram o entendimento de que o processo de organização de prostitutas em associações tem sido relevante para fortalecer a leitura crítica da realidade, possibilitando o desenvolvimento da autoestima e autoconfiança necessárias capazes de impulsioná-las ao engajamento na busca por seus direitos. As ações educativas realizadas por essas mulheres funcionam como círculos de cultura, nos quais elas vêm apresentando seus anseios, sua estética e afirmando sua condição de sujeito.
- ItemÉtica em pesquisa de educação e integridade acadêmica(2023) SIQUELLI, Sônia Aparecida; SOUSA, Fabiana Rodrigues de; SEVERINO, Antonio Joaquim; PEIXOTO, Paulo https://A iniciativa de organizarmos a Seção Temática Ética em pesquisa de educação e integridade acadêmicafoi, num primeiro momento, de congregar produções que permitam atualizar discussões em torno do tema e identificar desafios atuais nesta matéria. A seção temática visa também contribuir para a formação dos pesquisadores/as, no nível de mestrado e doutorado em educação, que geralmente submetem seus projetos de pesquisa a uma revisão ética, pelo Sistema do Comitê de Ética em Pesquisa/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa(CEP/Conep), pela Plataforma Brasil. Segundo as legislações sobre ética em pesquisa no Brasil -Resolução 196/1996; Resolução 466/2012 e Resolução 510/2016 -é importante que os programas de stricto sensu, as universidades e as agências de fomento de pesquisa assegurem que os projetos de pesquisas, que envolvam seres humanos,vinculados às suas instituiçõespassem por uma revisão ética.
- ItemPesquisas dialógicas com prostitutas como espaço-tempo de educação para a ética e a integridade científica(2023) SOUSA, Fabiana Rodrigues deA ética concretiza-se nas relações entre pesquisadoras/es e participantes da pesquisa como parte de um horizonte dialógico e comunitário. Neste texto, os embates entre Ciências Biomédicas e Ciências Humanas e Sociais acerca da regulação das pesquisas no Sistema CEP/Conep são confrontados com dilemas éticos dos Estudos de Prostituição. As pesquisas com prostitutas têm se mostrado como espaço-tempo de formação ética e corroboram o entendimento de que a assunção de uma postura política de fazer pesquisa com e não sobre prostitutas, procurando abarcar os significados que essas mulheres atribuem a si e a sua prática, desvelam novas formas de investigar e apreender a prática da prostituição, favorecendo a tessitura de uma razão ético-crítica que permita o reconhecimento do outro como outro.