Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SOUSA, Ana Paula Ribeiro de"

Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A educação escolar e a formação humana em tempos de neoliberalismo: reflexões sobre a formação do professor
    (2017) COIMBRA, Leonardo José Pinho; SOUSA, Ana Paula Ribeiro de
    Analisa-se nesse ensaio a formação humana e, mais especificamente, a formação dos professores no contexto da sociedade capitalista neoliberal. Se a apropriação dos bens materiais e culturais é condição para o completo desenvolvimento humano, observa-se que o processo, cada vez mais intenso, de apropriação desses bens por parte de uma pequena parcela da população, como grave obstáculo para o processo de desenvolvimento e humanização dos homens. Nesse sentido, a análise sobre a formação dos profissionais da educação, os responsáveis pela formação das demais categorias de trabalhadores, é exemplar. O tecnicismo pedagógico e as políticas atuais para formação de professores no Brasil trouxeram uma série de novos desafios que precisam ser enfrentados se quisermos construir uma educação de qualidade socialmente referenciada.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A formação de professores nas licenciaturas interdisciplinares da UFMA: visão dos egressos
    (2022) SOUSA, Ana Paula Ribeiro de; COIMBRA, Leonardo José Pinho
    O presente artigo é resultante da pesquisa “A formação de professores nas Licenciaturas Interdisciplinares da UFMA”, que tem como um de seus objetivos analisar a formação obtida no curso, a partir da percepção dos egressos. Para este estudo participaram estudantes egressos do curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia, do campus da UFMA em Bacabal, que obtiveram a diplomação entre os anos de 2014 e 2019. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários enviados aos egressos, no período de agosto a novembro de 2020. O método de análise foi o materialismo histórico dialético, especialmente pelo uso das categorias totalidade, historicidade, contradição e mediação. Além da análise das informações dos questionários, a pesquisa foi apoiada na bibliografia disponível sobre o tema, além de estudos e pesquisas anteriores realizadas pelos autores. Os resultados alcançados apontam para as contradições do processo de expansão das universidades federais através das políticas públicas implementadas no período em análise, com ênfase na formação de professores.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    “Democratização” do ensino superior em tempos neoliberais: uma análise do processo de expansão e interiorização da UFMA a partir do REUNI
    (2019) SOUSA, Ana Paula Ribeiro de; COIMBRA, Leonardo José Pinho
    Este artigo tem por objetivo discutir o processo de expansão e interiorização da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) a partir do REUNI, tendo como problemática os limites dessa política no que concerne à democratização da educação superior, tendo em vista que o discurso de democratização das oportunidades educacionais foi um dos principais sustentáculos ideológicos para a implementação das políticas de expansão e reestruturação do ensino superior no período de 2003 a 2012. Analisa-se o contexto de formulação das políticas de expansão e reestruturação do ensino superior elaboradas nos governos Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Rousseff (2010-2016), com destaque para o Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades Federais (REUNI). Constata-se que a expansão fomentada pelo REUNI, em que pesem os resultados positivos do ponto de vista quantitativo, contribuíram para uma expansão precária em vários aspectos. Conclui-se que o avanço da ideologia neoliberal no campo das políticas sociais enfraquece a concepção das mesmas como direito, enfraquecendo o caráter democrático dessas medidas, e justificando a sua caracterização como contrarreformas.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão