Navegando por Autor "SILVA, Roberto Rafael Dias da"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA docência no ensino médio no centro da bioeconomia: elementos para uma analítica de currículo(2013) SILVA, Roberto Rafael Dias daO presente texto propõe-se a examinar a constituição contemporânea da docência no ensino médio no Brasil, tomando como condição de possibilidade a emergência do capitalismo cognitivo, modo de organização econômica marcado por estratégias bioeconômicas. Toma-se como materialidade investigativa um conjunto de documentos curriculares publicados pela Unesco e pelo Estado brasileiro, ao longo da última década, que toma como alvo a referida etapa da educação básica. Objetiva-se, então, problematizar os modos pelos quais se intensificam, contemporaneamente, os investimentos políticos sobre a docência no ensino médio no Brasil. Como conclusões a esse estudo, apresenta-se um conjunto de três racionalidades bioeconômicas que atribuem produtividade aos investimentos nesta etapa da educação básica, a saber: o aumento do potencial de empregabilidade dos sujeitos escolares; a ampliação da competitividade do país; e a promoção de práticas de cidadania e seguridade social.
- ItemA flexibilização como um imperativo político nas políticas curriculares para o ensino médio no Brasil: uma leitura crítica(2018) SILVEIRA, Emerson Lizandro Dias; SILVA, Roberto Rafael Dias daO presente artigo inscreve-se no campo dos Estudos Curriculares e realiza uma análise preliminar da reforma curricular do Ensino Médio promulgada no Brasil em 2017.
- ItemIgualdade de oportunidades e acesso a conhecimentos relevantes: estudo sobre a equidade nas políticas curriculares(2020) VASQUES, Rosane Fátima; SILVA, Roberto Rafael Dias daO presente estudo propôs-se a examinar os tensionamentos existentes entre a igualdade de oportunidades e a democratização do acesso a conhecimentos relevantes, por meio de uma revisão da literatura publicada no Brasil acerca da equidade nas políticas curriculares. A composição teórica do estudo encontra-se na interface entre os estudos curriculares e a sociologia da educação, evidenciando uma intensificação das investigações sobre a equidade. Após o exercício de mapeamento, constatou-se que cinco sentidos de equidade tendem a predominar na literatura brasileira: igualdade de oportunidades, promoção de recursos, processos e resultados, desempenho dos estudantes/eficácia escolar, justiça escolar e acesso ao conhecimento. Os debates em andamento gravitam em torno do debate meritocracia versus conhecimento, ou seja, a equidade no sistema educacional pode ser compreendida como acesso ao conhecimento; para isso se consideram os alunos diferentes no seu ponto de partida e se buscam meios para que alcancem uma efetiva aprendizagem. Mesmo reconhecendo as controvérsias acerca do conceito de equidade, consideramos que este possa contribuir para ampliar os debates acerca da justiça curricular.
- ItemPolíticas curriculares para o Ensino Médio nas escolas do campo no Brasil(2018) BRESOLIN, Paoline; BUKOWSK, Chaiane; SILVA, Roberto Rafael Dias daNeste estudo aborda-se uma reflexão de caráter empírico sobre as orientações legais e propostas educacionais para o Ensino Médio do Campo, considerando as políticas públicas que fazem parte do quadro governamental atual. Procurou-se elencar como foco analítico da pesquisa as teorizações sobre a constituição do conhecimento escolar na referida etapa da Educação Básica. Com base nas dimensões atuais que vêm caracterizando o Ensino Médio, em aproximação à Educação do Campo, compomos um diagnóstico sobre os princípios e fundamentos que norteiam o processo pedagógico e conduzem o sistema escolar no âmbito em questão. Para tanto, decidimos descrever, examinar e problematizar as concepções de conhecimento escolar em documentos de caráter nacional, a fim de verificar os sentidos e as tendências que influenciam os rumos do processo de decisão curricular nas escolas. A presente investigação revelou que, mesmo considerando os avanços que promoveram melhorias no Ensino Médio do Campo, as estratégias para a democratização e a qualificação do ensino são limitadas e insuficientes, já que as teorizações dos Estudos Curriculares indicam para uma educação comprometida com o conhecimento escolar e a consequente possibilidade de os estudantes intervirem no mundo de forma qualificada e crítica.
- ItemPolíticas de integração curricular para o ensino médio no Brasil contemporâneo: um estudo no programa ensino médio inovador(2015) SILVA, Roberto Rafael Dias daThis study in the field of Curriculum Studies aims to assess High School curriculum integration policies that have been contemporarily produced in Brazil. The analysis is focused on the recently implemented Innovative High School Program and addresses the conceptions of school knowledge that have emerged from its political agenda. The documental analysis of different curriculum texts has been our methodological choice. We have concluded that the political strategies constituting the curriculum grammar of the program here considered suggest the positioning of High School as a place of formation of productive personalities by means of curricula that encourage youths’ protagonism.