Navegando por Autor "SILVA, Renato"
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- ItemPsicanálise e educação: vias para subversão do sujeito(2007) SILVA, RenatoEste trabalho tem por fim contribuir com reflexões em torno da relação entre psicanálise e educação pedagógica, sem focar possíveis ou impossíveis contribuições que a psicanálise possa vir oferecer às metodologias pedagógicas, mas sobre o desejo e a ética de ambas, intuindo alimentar possibilidades para uma educação que vise o sujeito na posição de falante no mundo da linguagem. Este ensaio se divide em: a) introdução à reflexão de Freud sobre a educação; b) o desejo da pedagogia em relação à modernidade; c) mapeamento da construção do desejo da pedagogia em Kant e Hegel; d) introdução aos conceitos de Outro e Ideal-do-Eu articulados à construção do professor na modernidade; e) reflexão sobre ética e desejo entre psicanálise e pedagogia e f) considerações finais.
- ItemSociabilidade em tempos de quarentena: o WhatsApp como ferramenta de interação social durante a pandemia de COVID-19(2021) PEREIRA, Fernanda de Fátima Fernandes; FORTUNA, Daniele Ribeiro; SILVA, RenatoO homem é um ser social por natureza. A necessidade de se comunicar é algo inerente à sua própria existência. Mas como pode ele se comunicar com outras pessoas em tempos de quarentena e isolamento social que precisam ser seguidos em decorrência da pandemia do coronavírus? O aplicativo WhatsApp mostra-se como sendo um aliado virtual para suprir essa demanda, uma vez que possibilita a interação entre pessoas que não se veem pessoalmente, mas que, por algum motivo, estão ligadas socialmente. Por meio de mensagens informacionais, conversacionais e até mesmo de caráter lúdico, tal aplicativo serve de instrumento para que a socialização e a sociabilidade entre as pessoas continuem acontecendo em tempos de quarentena. Neste artigo, o objetivo é mostrar exemplos reais de três grupos de pessoas e a interação neles realizada através das mensagens trocadas no WhatsApp, para que se observe como a sociabilidade se dá em tais circunstâncias. Usando referências de autores que já escreveram sobre a sociabilidade que ocorre em redes sociais, tais como Recuero (2004), Haroche (2011), Simmel (1983), Palacios (1996) e Santos (2014), e aplicando-se uma metodologia de pesquisa bibliográfica e também de observação estruturada, passiva e realizada em ambiente virtual, onde foram analisadas conversas trocadas entre membros dos três grupos de WhatsApp selecionados para este trabalho, observamos resultados que mostram que, apesar de distantes fisicamente, as pessoas continuam realizando atos de sociabilidade, que, durante o período de quarentena, só são possíveis de ocorrer devido ao uso do aplicativo WhatsApp.