Navegando por Autor "SILVA, Magna do Carmo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEnsino da escrita na alfabetização: como promover as aprendizagens das crianças?(2020) SILVA, Magna do CarmoAnalisamos a relação entre as práticas de alfabetização de uma professora, que acompanhou seus alunos do 1º ao 2º ano do ensino fundamental, e a evolução na aprendizagem das crianças quanto à escrita. Como procedimentos usamos: entrevista, observações de aula e a aplicação aos alunos de atividades de escrita de palavras e de produção de texto no final do 1º e 2º ano. A análise dos resultados apontou que a prática da professora, a atenção à heterogeneidade e a clareza quanto aos objetivos de ensino teria possibilitado a seus alunos do 1º ano concluírem o 2º ano produzindo textos coerentes e legíveis.
- ItemOrientações e propostas avaliativas para a escrita alfabética no Programa Nacional do Livro Didático de 2007 a 2016: o que sugerem as coleções de alfabetização?(2020) SILVA, Magna do CarmoIn order to verify whether changes in literacy time implied changes in the assessment proposals for alphabetic writing, the Teacher's Manual and the Student's Book of two literacy collections approved in the National Textbook Program (PNLD) of 2007 to 2016. The methodology was the thematic content analysis. The results indicated that the collections have few contributions to the teacher regarding the assessment of alphabetic writing, despite considering the assessment as a process of regulation of the pedagogical practice. The conclusion indicates that the few guidelines on how to record the evaluation process can foster teaching actions that articulate teaching, learning and evaluation in the formative and regulatory perspective of evaluation, considering the following aspects: elaboration of evaluation criteria; use of appropriate instruments; consideration of errors and diverse knowledge presented by students; and intervention with students during and after the teaching process.