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Navegando por Autor "SILVA, M. B. G"

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    Sistema estadual de avaliação participativa: mapeamento da produção científica
    (2022) MACHADO, M. G. F.; SILVA, M. B. G
    Este artigo objetiva contribuir na preservação da memória de uma política recente de avaliação institucional da educação básica, na rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul, cujo diferencial reside no aspecto participativo da política. Foram analisados os resumos das produções científicas de 2012 a 2017. O levantamento das produções foi realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes; Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT – BDTD); Portal de Periódicos da Capes/MEC (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior /Ministério da Educação); repositórios digitais de universidades públicas no Rio Grande do Sul e em meios eletrônicos de eventos ocorridos no período. As produções foram organizadas em dois grupos sendo eles as produções acadêmicas e as publicações em periódicos. As análises foram realizadas de acordo com as categorias temáticas previamente definidas: objeto de estudo ou foco de interesse, metodologia adotada, fontes teórico-conceituais mais utilizadas e as implicações dos resultados, ganhos e aprendizagens da política. Dentre os achados se destacam as limitações na implementação da política, como: acúmulo de atividades dos sujeitos envolvidos, tempo necessário para realizar o diagnóstico, falta de assistência das coordenadorias às escolas e centralização na formulação da política. Também foi possível identificar avanços quanto ao estímulo à participação da comunidade escolar na implementação da política. As análises revelaram que a temática é campo fértil para novos estudos sobre a evolução da política e para o conhecimento acerca da avaliação institucional na educação básica.

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ISSN 1518-6385

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