Navegando por Autor "SILVA, Karla Fernanda Wunder da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA inovação no contexto educativo: perspectivas transformadoras para a formação de professores a partir do paradigma da complexidade(2023) SILVA, Karla Fernanda Wunder da; SANTOS, Bettina Steren dos; POZZA, MariangelaA produção teórica acerca da inovação no contexto educativo pensando nas perspectivas transformadoras para formação dos professores a partir do paradigma da complexidade remete ao envolvimento dialógico que relaciona a prática docente nos dias atuais. Pretende-se com este artigo tecer algumas considerações a respeito do paradigma da complexidade, a partir de ações criativas e inovadoras em nosso meio. Por essa razão, acredita-se que ao discutir as ações dos professores, é fundamental referir-se à formação docente, já que os mesmos vivenciam as transformações em sala de aula, essas, impulsionadas por diferentes teorias ou metodologias. Por conseguinte, toda mudança educacional afeta o trabalho nas escolas, em suas redes de relacionamentos, pois ela requer mais que esforço e domínio técnico, ela necessita de uma atenção às dimensões emocionais. Temos como objetivo compreender os diferentes fatores que condicionam, impactam e intervém nas escolhas teórico metodológicas de cada um, e como estes se vinculam ao contexto histórico, social e acadêmico, nos quais o sujeito e sua formação estão inseridos. Metodologicamente, explanamos conceitos que contribuem para a formação docente. Conclui-se que nesta perspectiva epistemológica, planejar uma busca pela qualidade da formação de professores a Teoria da Complexidade de Edgar Morin serve de inspiração para permitir o mapeamento das situações e vivências dos professores, auxiliar o entendimento e reconstrução dos passos cotidianos de cada educador que se encontra atuando, tecendo relações entre sociedade, conhecimento, tecnologias, inovação, criatividade.
- ItemInclusão escolar e a necessidade de serviços de apoio: como fazer?(2005) SILVA, Karla Fernanda Wunder da; MACIEL, Rosângela Von MühlenWhen we discuss about the process of educational inclusion and the need of support services we start with the idea that the inclusion is more than a change of education system to the studentwith special educational needs. We determined the importance of structural transformations at school about methodology, curriculum and evaluation as well as subjective changes especially, on teachers' conception. We described aspects of this inclusive education of our perspective and theoretical referential, pointing some essential support services during the process of this estudent's inclusion in the regular teaching so that the same obtains success in our educational reality.