Navegando por Autor "SILVA, João Carlos da"
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- Item30 anos da gratuidade nas universidades públicas paranaenses: avanços e desafios(2022) SILVA, João Carlos da; SZEUCZUK, AndersonO presente artigo tem por intento abordar a história da gratuidade do ensino superior público, no Estado do Paraná, no período entre 1987-2017, em um contexto de redemocratização da sociedade brasileira. A universidade no Brasil, instituída tardiamente, foi consolidada a partir de inúmeros enfrentamentos entre a comunidade acadêmica e o Estado. A questão da gratuidade, nesse contexto, foi resultado da mobilização de estudantes, professores e funcionários, culminando no fim da cobrança de mensalidades nas IES do Paraná em 1987. Em nível nacional, o capítulo da educação, na Constituição Federal de 1988 e seus desdobramentos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de 1996, foram marcos basilares nesse processo. Compreender a importância dessas instituições e a luta pela gratuidade são aspectos significativos, momento em que a ofensiva conservadora e privatizante constitui ameaças permanentes que pairam sobre as Instituições de Ensino Superior (IES), a partir de cortes de recursos concomitantemente aos interesses do mercado. A universidade pública é uma instituição central na sociedade brasileira, como espaço de inclusão daqueles setores que necessitam da busca pelo conhecimento muitas vezes como única possibilidade de conquistar sua cidadania. Um dos principais desafios na atualidade é manter as conquistas alcançadas ao longo das últimas décadas, dentre elas, a gratuidade.
- ItemHistória e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes(2022) SILVA, João Carlos da; RUCKSTADTER, Vanessa Campos Mariano; VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque PianovskiEste Dossiê, intitulado História e memória da escola pública no Paraná: temas, problemas e fontes é resultado de um processo de estudos e pesquisas sobre a História da educação paranaense. Tem como objetivo disseminar a produção acadêmica resultante de pesquisas desenvolvidas em diferentes níveis e instituições. Reúne um conjunto de 16 artigos que tem como foco central a história das instituições escolares no Paraná, com contribuições de pesquisadores jovens e experientes de diferentes instituições e regiões do Estado.
- ItemLaicismo, liberdade religiosa e educação no Brasil na perspectiva do apostolado positivista (1880-1930)(2018) SILVA, João Carlos daNeste artigo, discutimos sobre o papel do Apostolado Positivista do Brasil nos encaminhamentos acerca do laicismo na Primeira República. A questão religiosa ocupou parte dos debates desde o Império, mobilizando políticos, intelectuais e homens de negócios. Esse tema tem sido objeto de muitos autores, entre eles Cunha (2013, 2017), Saviani (2007) e Junqueira (2002). A tentativa de tornar o Ensino Religioso facultativo nas escolas foi uma longa trajetória marcada por contradição, avanços, recuos, conflitos e conciliações. Nesse cenário, é importante compreender as formas assumidas pelo religioso no Brasil, merecendo ser revisitado e analisado dentro da peculiaridade brasileira. No começo da República, o campo religioso ficava cada vez mais complexo. Os positivistas reconheciam a Igreja Católica, porém, não desejavam submeter-se aos seus representantes.
- ItemQualidade da educação na perspectiva da pedagogia histórico-crítica: alguns apontamentos(2021) SILVA, João Carlos da; NIESVALD, Kerlyn Tatiana SchulzEsse artigo discute o tema da qualidade da educação, na perspectiva da Pedagogia Histórico-Critica (PHC), no sentido de construção de alguns referenciais analíticos presentes nesta teoria pedagogia. Aborda sua concepção de mundo, de sociedade e de educação, evidenciando aqueles elementos que poderiam qualificar a natureza, as propriedades e os atributos desejáveis de um processo educativo de qualidade. A apropriação do conhecimento científico, artístico e filosófico ocorre através de uma prática pedagógica sistemática, desenvolvida a partir da realidade concreta e do compromisso político. A Pedagogia Histórico-Crítica consiste em uma teoria político-pedagógica contra hegemônica que defende o acesso da classe trabalhadora ao saber historicamente produzido pela humanidade. Nesta perspectiva, o que se entende por uma educação de qualidade difere do padrão imposto pela sociedade capitalista. Neste sentido, a PHC posiciona-se em defesa da escola pública de qualidade e sua importância no seio da sociedade por meio da reorganização do trabalho educativo, tendo como eixo primordial o saber sistematizado sob o qual se define a especificidade da educação escolar.