Navegando por Autor "SILVA, Ivanda Maria Martins"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEm busca de políticas institucionais para Educação a Distância Aberta e Recursos Educacionais Abertos (REA) no ensino superior: um mapeamento(2022) SOUZA, Rodrigo de; SILVA, Ivanda Maria Martins; SILVA, Bruno Nicodemos Bispo daEste estudo apresenta um mapeamento sistemático da literatura sobre Educação a Distância Aberta e Recursos Educacionais Abertos (REA), no contexto da educação superior, com o objetivo de mensurar o que já foi produzido sobre a temática em âmbito nacional, entre os anos de 2016 e 2021. Visa também a obter subsídios norteadores que permitam: compreender cenários de pesquisas anteriores, observar o panorama desses estudos como parâmetros de pesquisa e revelar possíveis lacunas existentes sobre essa abordagem, sobretudo, no tocante às políticas públicas e/ou institucionais de REA. Após a montagem das estratégias e realização da busca nas bases de dados, foram recuperados 148 documentos dos quais 24 foram selecionados e apenas 1 apresenta o escopo sobre as questões políticas, indicando escassez desse tipo de abordagem nas produções científicas e acadêmicas brasileiras.
- ItemMateriais didáticos impressos para educação a distância: interfaces com práticas de linguagem(2012) ALBUQUERQUE, Michele Rodrigues de; SILVA, Ivanda Maria MartinsThis paper intends to analyze the production of printed instructional materials for Distance Education, it being understood as a form of distance education students and teachers are physically separated, but united virtually through technological and educational resources. Even with the advances in digital technologies, the print media plays an important role in the processes of mediation between teachers and students. In Distance Education, the physical distance between teachers and students can be minimized, considering the language dialogic in the production of printed instructional materials. The paper will present the key features that guide the production of printed instructional materials on Distance Education. We also discuss concepts such as: a dialogic practice in the production of printed instructional materials and the design of text as a mediator and interactive distance learning.