Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SILVA, Fernando Xavier"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O homem racional Versus o homem intuitivo: analogias entre o sobrinho de Rameau e Friedrich Nietzsche
    (2019) SILVA, Fernando Xavier
    Trata-se de uma resenha das obras Sobrinho de Rameau de Denis Diderot (1713-1784), Sobre a Verdade e Mentira no sentido Extra-Moral de Friedrich Nietzsche (1873) e A construção das ciências: introdução à filosofia e á ética das ciências de Gerárd Fourez (1995). Os textos foram lidos com base nas seguintes questões: Quais são as bases de sustentação do conhecimento?; O que é a verdade e se é possível alcançá-la de forma objetiva; O que é a ciência e o que ela representa na busca pela verdade e o conhecimento? e Quais as possibilidades da linguagem na busca pelo conhecimento? Concluiu-se que o que Diderot caracteriza como idiotismo aparenta-se com os valores morais seguidos pelo instinto de rebanho nos indivíduos de Nietzsche. Para Fourez observar é sempre representar e na representação nunca se obtém do objeto sua verdadeira essência. Desconstruir conceitos, apreender o aspecto fluido e mutável das coisas e dos valores, seria essa a linha mestra dos textos tratados neste trabalho.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os critérios de cientificidade na pesquisa-ação: uma metassíntese qualitativa (1998-2019)
    (2022) SILVA, Fernando Xavier; HAYASHI, Maria Cristina Piumbato Innocentini
    A justificativa para um trabalho de análise epistemológica das pesquisas-ações deve-se ao caráter desse método de pesquisa, ciência emergente que possui base dupla, uma ancorada no senso comum e a outra na justificação pela comunidade cientifica. O objetivo da pesquisa é estudar um conjunto específico de pesquisas selecionadas, identificando e analisando suas apropriações ou ressignificações e indicar as tendências e as potencialidades que se apresentam à área de educação frente a esse tipo de pesquisa. Os resultados da análise dos trabalhos indicam que os problemas apontados e suas soluções expressas em intervenções são realizados sem uma recuperação histórica da dinâmica do local de estudo.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão