Navegando por Autor "SILVA, Fernanda Duarte Araújo"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAlfabetização no Brasil: Olhares sobre a história, as políticas públicas e práticas educativas(2021) SILVA, Fernanda Duarte Araújo; SIGNORELLI, GláuciaA alfabetização no Brasil constitui um campo de conflitos e disputas entre diversas áreas de conhecimentos, como história, psicologia, sociologia e linguística. Segundo dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua – Educação em 2020, nosso país ainda possui uma média de 11 milhões de analfabetos (TOKARNIA, 2020). Essa realidade não demonstra uma falta de avanços em relação aos estudos na área, e sim que, na maior parte da história da alfabetização, as políticas públicas brasileiras têm sofrido retrocessos em virtude da descontinuidade na alternância de poder, o que incide em fragmentação e/ou rupturas de ações públicas – tal fato reverbera diretamente na formação e na prática docente. Diante disso, este dossiê, intitulado “Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar” foi planejado como forma de resistência às políticas atuais de alfabetização, em especial, ao Decreto n. 9.765 (BRASIL, 2019), publicado no governo de Jair Messias Bolsonaro, que institui a Política Nacional de Alfabetização (PNA).
- ItemEducação infantil e educação especial: entre as fronteiras do favor e do direito de todos às condições de cidadania(2019) SILVA, Lázara Cristina da; SILVA, Fernanda Duarte Araújo; FALEIRO, WenderEste texto pretende refletir sobre as fronteiras existentes entre favor e as conquistas rumo ao direito à educação pública de qualidade referenciada socialmente, focalizado na Educação Infantil de 2008 a 2018, decorrentes da Política de Educação Especial na perspectiva da Educação inclusiva.
- ItemLeitura e escrita na primeira infância: diálogos sobre políticas públicas, pesquisa e formação docente - Profa. Dra. Mônica Correia Baptista(2021) SILVA, Fernanda Duarte Araújo; SIGNORELLI, GláuciaEsta entrevista almeja apresentar reflexões sobre a alfabetização como processo complexo e multifacetado que envolve temas relacionados a políticas públicas, pesquisas acadêmicas e formação docente. A entrevistada é uma importante referência na área, por desenvolver estudos sobre políticas públicas que garantem acesso à leitura e à escrita desde a primeira infância, além de criticar os impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) – publicada por meio do Decreto n. 9.765 (BRASIL, 2019) –, o trabalho dos professores, os programas de formação docente e as ações de incentivo à leitura e à escrita no país. Nesta entrevista, foi possível mapear a trajetória histórica de iniciativas de alfabetização relevantes que vigoraram nos últimos anos, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e outras que ainda se constituem como frentes de resistência para o campo da alfabetização.
- ItemOs sentidos dos silêncios na educação: representações sociais de professores formadores da Universidade Federal de Uberlândia – MG(2015) CAMPOS, Vanessa Bueno; SILVA, Fernanda Duarte Araújo; CICILLINI, Graça AparecidaReflections on the silences in education presented in this article were arranged from a survey conducted at the Universidade Federal de Uberlândia - UFU, as one of the senses and meanings of social representations of teachers working in undergraduate courses on Education Social Justice. We rely on the theoretical and methodological approach of the Social Representation Theory (SRT) and the technique of free association of words (ABRIC, 2001) to define the research procedures elaborate the data collection instruments.We applied a questionnaire using the free word association technique, instigated from a set of 13 images with 100 university professors. The most chosen words from that set of images represent the inclusion of coverage of 2592443teaching in different contexts: timelines, social, economic and cultural. For this article we selected discuss the representations of teachers related to one of the 13 images, called “Retratos silenciosos” (CÂMARA, 1975). The representations of the teachers regarding this refer to the conditions of learning and staying in school to face the social and cultural exclusion, highlighting the need for political education with a view to the exercise of Human Rights Education. Generally speaking, we realize that this image aroused mixed feelings in the subjects moved the understanding of violence, outrage or disgust the situation and attempt to release these forms of representation.
- ItemPrograma “Conta pra Mim”: a proposta da “educação literária” no cerco da Política Nacional de Alfabetização(2021) SILVA, Fernanda Duarte Araújo; SOUZA, Vilma Aparecida; SIGNORELLI, GláuciaEste artigo tem como objetivo realizar uma análise textual do programa intitulado “Conta pra Mim” e problematizar sua proposta para a literatura infantil. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental relacionada à referida iniciativa, em que busca identificar os pressupostos teóricos e as concepções de literatura infantil que norteiam a proposta. O programa foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2020, como uma das ações da Política Nacional de Alfabetização (PNA) para difundir os conceitos e as práticas de literacia familiar, compreendida na PNA como um conjunto de conhecimentos e habilidades referentes à leitura e escrita. As análises permitem inferir que esse programa, sob o caráter antidemocrático e ultraconservador da PNA, apresenta um retrocesso para a literatura infantil, ao desconsiderar as pesquisas da área, ao desvalorizar a função social da escola e ao transferir a “educação literária” para a família.
- Item(Trans)formação da docência: contribuições das experiências de vida à formação inicial de professores(2019) CAMPOS, Vanessa Therezinha Bueno; SILVA, Fernanda Duarte AraújoThis experience report in General Didactics, offered to undergraduate courses at Universidade Federal de Uberlândia, aims to understand the universe of the initial teacher training process from self-training. The proposal of the Teaching Project is presented at the beginning of the semester as a reflective instrument, aiming at the assumption of the teaching profession. In thefirst moments, we findthat the elaboration of thisdocument provokes resistance; however, once the initial difficulties have been overcome, the diving for self-seeking is inevitable–students discover that the sense of learning isin their own lives. Although the development proposal of the Teaching Project is common to different classes and in varioussemesters, the production of each of thempresents unique results. The emphasis is on the recognition both of the formal knowledge external to the individualsand subjective/non-formalized knowledge that people carry with them, which are woven into their life experiences, according to different sociocultural contexts. We argue that the (auto)biographical narratives, throughout the teacher training process, provide valuable elements for the self-reflection of students and teachers, as well as making possible the problematizing intervention of the trainer on conceptions,beliefs and knowledge of graders in relation to theteaching when promote their (trans)formation.