Navegando por Autor "SILVA, Fabrícia Carla de Albuquerque"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA influência do humanismo na “boa educação” da mocidade brasileira: paradoxos dos ideais pombalinos(2019) SILVA, Fabrícia Carla de Albuquerque; LIMA, Walter Matias; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; FARIAS, Flávia Maria de Albuquerque SilvaEste artigo tem como cerne compreender e sublinhar as problemáticas que circundam a chamada boa educação direcionada à mocidade brasileira, cujo alicerce está na tradição humanista. Nessa perspectiva, no primeiro tópico, estudam-se os elementos da gênese e dos sentidos do termo humanismo, que remontam à Antiguidade e Renascença. Para compreensão da polissemia que marca o Humanismo, foram consultados: Nogare (1985), Chacon (1980), Luckesi (1985), Cambi (1999), Bencostta (2007), Elias (1993), Hilsdorf (2006) e Melanchton [15--]. A discussão subsequente abrange as mudanças aportadas no contexto brasileiro, contrapondo inclusive ao que foi proposto na Reforma Pombalina. Nesse segundo tópico, do artigo, foi imprescindível a análise das seguintes fontes: 1. Instrucçoens para os professores de Grammatica Latina, Grega, Hebraica e de Rhetorica (1759); 2. Cartas sobre a Educação da Mocidade (1760). À guisa de considerações finais, foram sublinhadas as características do Humanismo histórico-literário e a atuação dos religiosos no perpetuamento dessa tradição no âmbito educativo, voltado para moldar o comportamento da mocidade do Oitocentos no Brasil.
- ItemUm possível diálogo entre a Escola dos Annales & a análise de conteúdo em pesquisas históricas(2019) SILVA, Fabrícia Carla de Albuquerque; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; FERREIRA, Deyvid BragaO questionamento que norteia este estudo pode ser assim delineado: Como dialogam Escola dos Annales e a Análise de Conteúdo em pesquisas de caráter histórico? A partir dessa questão, a estrutura narrativa traz aproximações epistemológicas entre ambas as escolhas metodológicas e tece problematizações relativas às desconfianças e resistências no entorno das mesmas. Foram consultados estudiosos que tratam da Interdisciplinaridade, Pesquisa em Educação, Análise de Conteúdo, Método e Teorias Históricas. A discussão compreendeu: O lugar da pesquisa histórica/historiográfica; Escola dos Annales e Análise de Conteúdo nas pesquisas qualitativas e a busca do implícito nas fontes. Por fim, o estudo sublinhou possibilidades de diálogo entre Escola dos Annales e Análise de Conteúdo.