Navegando por Autor "SILVA, Eli Lopes da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemOs riscos do uso dos meios digitais de comunicação não oficiais nas universidades federais(2021-02-27) PRESSER, Nadi Helena; LIMA, José Alexandre Laurentino de; SILVA, Eli Lopes daIntrodução: Analisa os riscos de uso dos meios digitais de comunicação não oficiais na unidade acadêmica de educação a distância de uma universidade federal. Objetivo: Especificamente, identifica os riscos que possam impactar nos processos de recuperação e uso da informação; analisa a magnitude e o impacto desses riscos; seleciona respostas para eles, por meio de controles e outras ações; e, por fim, propõe ações para monitorar e coordenar os processos e os resultados do gerenciamento de riscos. Metodologia: Metodologicamente é uma pesquisa do tipo diagnóstico, descritiva e documental. A técnica do grupo de discussão foi a técnica adotada de coleta de dados. Na análise e interpretação dos dados, o modelo selecionado foi o recomendado por Tribunal de Contas da União, que compreende várias etapas, como está especificado ao longo deste artigo. Resultados: Os resultados apontaram a existência de riscos e medidas a serem tomadas para tratá-los foram apresentadas. Conclusão: Usar provedores de e-mail não oficiais, usar o WhatsApp e redes sociais para envio, recebimento e armazenamento de informações oficiais e armazenar arquivos oficiais em repositórios online foram os principais riscos identificados.
- ItemRecursos de formulação e visualização de indicadores para apoiar processos de gestão educacional em IESs(2010) PRESSER, Nadi Helena; SILVA, Eli Lopes da; SANTOS, Raimundo Nonato Macedo dosThe main aims of this study is to present an information visualization resource produced for the system of educational management of higher education at Senac/SC, structuralized on the basis of quality indicators. This system is based on a theoretical perspective that involves a dialogue to multidiscipline, searching interfaces for authors of information, to establish flows of communication and visualize structures of information. It presents a structure of interactive information, using the technique known as “dashboard” with the objective of supporting the users with the monitoring process and information recovery. The work focuses on the information produced for the system to be registered and visualized with the objective of empowering the appropriate information and helping the faculty managers at Senac Technical College in Santa Catarina, Brazil.