Navegando por Autor "SILVA, Eduardo Pinto e"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAutonomia controlada e adoecimento do professor(2012) SILVA, Eduardo Pinto e; HELOANI, José Roberto; PIOLLI, EvaldoAnalisamos neste artigo as reformas educacionais que se dão no contextoda Reforma do Estado e as medidas e metas que influenciam a gestão escolar e asrelações de trabalho no âmbito das escolas e universidade públicas. Apontamos para atransposição de alguns conceitos da empresa para as instituições educacionais, taiscomo os de autonomia, qualidade, metas e produtividade, entre outros. Nossapreocupação central foi a de analisar o atual modelo de gestão, baseado nos princípiosda eficácia empresarial e de avaliações heterônomas que, do nosso ponto devista,tendem a provocar individualismo e competitividade nas relações de trabalho. Propõe-seuma reflexão crítica sobre a relação entre as metas de qualidade e as condições objetivasde trabalho dos trabalhadores da educação nos distintos sistemas e instituições deensino, de modo a considerar seus efeitos não somente nas relações de trabalho, mastambém na saúde e na qualidade de vida dos trabalhadores. A autonomia controlada éapontada como uma dimensão patogênica do modelo avaliativo, o que propiciariaoadoecimento do professor.
- ItemInstitutos Federais: vontade de universidade ou à vontade da universidade?(2022) LOUREIRO, Thiago; SILVA, Eduardo Pinto eO objetivo é caracterizar o campus São Carlos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e suas relações com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Metodologicamente, cruzamos análise de documentos com a de entrevistas realizadas com doze servidores. Verificamos um elo político-partidário entre as instituições e os governos municipal e federal. Apontamos para um atendimento tardio aos balizadores normativos e prejuízo para a identidade do IFSP. Tais aspectos obliteram a perspectiva de uma atuação em rede e reverberam em expectativas conflitantes dos servidores.
- ItemPor uma interlocução interpelante entre Foucault e a psicanálise nas críticas às práticas educacionais.(2010) SILVA, Eduardo Pinto eThis paper proposes a radical criticism of educational practices from an interpellant interlocution between Foucault and psychoanalysis. Foucault deals with themes like insanity, knowledge, power and ethics, having as a background a criticism of disciplin