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Navegando por Autor "SIGNORELLI, Gláucia"

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    Alfabetização no Brasil: Olhares sobre a história, as políticas públicas e práticas educativas
    (2021) SILVA, Fernanda Duarte Araújo; SIGNORELLI, Gláucia
    A alfabetização no Brasil constitui um campo de conflitos e disputas entre diversas áreas de conhecimentos, como história, psicologia, sociologia e linguística. Segundo dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua – Educação em 2020, nosso país ainda possui uma média de 11 milhões de analfabetos (TOKARNIA, 2020). Essa realidade não demonstra uma falta de avanços em relação aos estudos na área, e sim que, na maior parte da história da alfabetização, as políticas públicas brasileiras têm sofrido retrocessos em virtude da descontinuidade na alternância de poder, o que incide em fragmentação e/ou rupturas de ações públicas – tal fato reverbera diretamente na formação e na prática docente. Diante disso, este dossiê, intitulado “Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar” foi planejado como forma de resistência às políticas atuais de alfabetização, em especial, ao Decreto n. 9.765 (BRASIL, 2019), publicado no governo de Jair Messias Bolsonaro, que institui a Política Nacional de Alfabetização (PNA).
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    Leitura e escrita na primeira infância: diálogos sobre políticas públicas, pesquisa e formação docente - Profa. Dra. Mônica Correia Baptista
    (2021) SILVA, Fernanda Duarte Araújo; SIGNORELLI, Gláucia
    Esta entrevista almeja apresentar reflexões sobre a alfabetização como processo complexo e multifacetado que envolve temas relacionados a políticas públicas, pesquisas acadêmicas e formação docente. A entrevistada é uma importante referência na área, por desenvolver estudos sobre políticas públicas que garantem acesso à leitura e à escrita desde a primeira infância, além de criticar os impactos da Política Nacional de Alfabetização (PNA) – publicada por meio do Decreto n. 9.765 (BRASIL, 2019) –, o trabalho dos professores, os programas de formação docente e as ações de incentivo à leitura e à escrita no país. Nesta entrevista, foi possível mapear a trajetória histórica de iniciativas de alfabetização relevantes que vigoraram nos últimos anos, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e outras que ainda se constituem como frentes de resistência para o campo da alfabetização.
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    Programa “Conta pra Mim”: a proposta da “educação literária” no cerco da Política Nacional de Alfabetização
    (2021) SILVA, Fernanda Duarte Araújo; SOUZA, Vilma Aparecida; SIGNORELLI, Gláucia
    Este artigo tem como objetivo realizar uma análise textual do programa intitulado “Conta pra Mim” e problematizar sua proposta para a literatura infantil. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental relacionada à referida iniciativa, em que busca identificar os pressupostos teóricos e as concepções de literatura infantil que norteiam a proposta. O programa foi lançado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2020, como uma das ações da Política Nacional de Alfabetização (PNA) para difundir os conceitos e as práticas de literacia familiar, compreendida na PNA como um conjunto de conhecimentos e habilidades referentes à leitura e escrita. As análises permitem inferir que esse programa, sob o caráter antidemocrático e ultraconservador da PNA, apresenta um retrocesso para a literatura infantil, ao desconsiderar as pesquisas da área, ao desvalorizar a função social da escola e ao transferir a “educação literária” para a família.

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ISSN 1518-6385

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