Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SHIMAMOTO, Simone Vieira Melo"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A concepção de trabalho escolar e a (des)politização dos sujeitos sociais a partir de Maurício Tragtenberg
    (2017) SHIMAMOTO, Simone Vieira Melo
    O presente artigo visa trazer ao debate, numa perspectiva dialética, à luz dos estudos de Tragtenberg, a concepção de sujeito do trabalho escolar. Consideramos que a organização e a complexidade do contexto escolar possui matriz burocrática e hierárquica vinculada aos interesses articulados/articuladores da classe socioeconômica dominante e, nesse sentido, pressupomos que os trabalhadores da educação têm no trabalho escolar um frágil campo de politização e superação do modelo instalado, assumindo-se executores com dificuldades de auto-organização, distanciados da participação, autonomia e autogestão efetivas. Acreditamos convidar ao olhar investigativo, a estudos, reflexões e discussões problematizadores e propositores, fortalecendo debates, desconstruindo naturalizações e contribuindo com o processo de politização dos sujeitos.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão