Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SELLA, Aparecida Feola"

Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Apresentação do v. 17, n. 1 da Travessias
    (2023) GARCIA, Dantielli Assumpção; SANTOS, Maricélia Nunes dos; SELLA, Aparecida Feola
    Uma forma de agradecimento reside neste interessante Dossiê. Trata-sede publicação comemorativa dos 20 anos do Programa de Pós-GraduaçãoStricto Sensuem Letras (PPGL) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná/Unioeste, que está sendo possível graças à parceria com a Revista Travessias. Este dossiê acolheu trabalhos, em formato de artigo, que contemplam ascinco Linhas de Pesquisa do PPGL: 1. Linguagem: práticas linguísticas, culturais e de ensino; 2. Estudo e descrição de fenômenos linguísticos, culturais e de diversidade; 3. Estudos discursivos: memória, sujeito e sentido; 4. Literatura, memória, cultura e ensino; 5. Linguagem literária e interfaces sociais: estudos comparados.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Apresentação do v. 17, n. 1 da Travessias
    (2023) GARCIA, Dantielli Assumpção; SANTOS, Maricélia Nunes dos; SELLA, Aparecida Feola
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Falantes brasileiros e o falar Espanhol: uma descrição do contato linguístico na cidade de Capanema/PR
    (2019) PIZZATTO, Solange Goretti Moreira; CEREZOLI, Jaqueline; MENDONÇA, Sônia Cristina Poltronieri; CIVIERO, Lohana Larissa Mariano; SELLA, Aparecida Feola
    Objetiva-se demonstrar, neste artigo a maneira como falantes brasileiros, monolíngues, residentes na fronteira do Brasil com a Argentina, do Estado do Paraná/Brasil, assimilam fenômenos de língua em contato, bem como verificar quais avaliações relacionadas ao uso do espanhol, no contexto brasileiro, são recorrentes. O objeto de pesquisa e composto por recortes de falas de informantes da cidade de Capanema, coletadas por meio do Projeto Crenças e atitudes linguísticas: um estudo da relação do português com línguas de contato, organizado por pesquisadores da Unioeste e da UEL. Moreno Fernández (1998) e Aguilera (2008) sustentam as reflexões de base teórica para o entendimento da situação de contato linguístico presente no cotidiano dos capanemenses. Os resultados foram obtidos por meio de perguntas componentes de um questionário previamente elaborado, às quais os entrevistados foram submetidos e que tinham como objetivo verificar como a língua daquele que fala diferente era concebida. Os depoimentos revelaram tanto avaliações positivas quanto negativas sobre o falar espanhol, e nesse contexto foi possível observar inclusive a existência de certo acolhimento em relação ao falar espanhol argentino, o que pode ser explicado devido à proximidade do município de Capanema, localizada no Sudoeste do Paraná, com a fronteira com a Argentina.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O ethos contrastivo em um texto do vestibular dos povos indígenas do Paraná/Unioeste: análise dos processos de referenciação e de elementos na primeira pessoa do plural
    (2022) BERNARDI, Eviliane; BINI, Renan Paulo; SELLA, Aparecida Feola
    Neste artigo, apresenta-se investigação sobre estratégias linguísticas usadas para a construção do ethos de um candidato indígena em texto argumentativo, produzido no XVI Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná/2016/Unioeste. Especificamente, em uma abordagem qualitativa, objetiva-se analisar a construção do ethos por meio do processo de referenciação na constituição dos objetos de discurso “índio” e “povos indígenas” e os usos da primeira pessoa do plural (verbos flexionados e pronomes), principalmente com função exclusiva. Para isso, o aporte teórico que embasa as análises da construção do ethos por meio do processo de referenciação e dos elementos linguísticos na primeira pessoa do plural parte da abordagem sociocognitivo-interacionista e de propostas multidisciplinares relacionadas à Argumentação, como a Retórica, a Linguística Textual, a Linguística Cognitiva e a Pragmática. Constata-se que o processo de referenciação e modalizadores com função exclusiva são mobilizados pelo vestibulando para a construção de um ethos contrastivo (indígena e/ou não indígena), sinalizam o ponto de vista do produtor e conduzem a orientação argumentativa do texto, por meio da composição triádica ethos, pathos e logos.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O ethos contrastivo em um texto do vestibular dos povos indígenas do Paraná/Unioeste: análise dos processos de referenciação e de elementos na primeira pessoa do plural
    (2022) BERNARDI, Eviliane; BINI, Renan Paulo; SELLA, Aparecida Feola
    Neste artigo, apresenta-se investigação sobre estratégias linguísticas usadas para a construção do ethos de um candidato indígena em texto argumentativo, produzido no XVI Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná/2016/Unioeste. Especificamente, em uma abordagem qualitativa, objetiva-se analisar a construção do ethos por meio do processo de referenciação na constituição dos objetos de discurso “índio” e “povos indígenas” e os usos da primeira pessoa do plural (verbos flexionados e pronomes), principalmente com função exclusiva. Para isso, o aporte teórico que embasa as análises da construção do ethos por meio do processo de referenciação e dos elementos linguísticos na primeira pessoa do plural parte da abordagem sociocognitivo-interacionista e de propostas multidisciplinares relacionadas à Argumentação, como a Retórica, a Linguística Textual, a Linguística Cognitiva e a Pragmática. Constata-se que o processo de referenciação e modalizadores com função exclusiva são mobilizados pelo vestibulando para a construção de um ethos contrastivo (indígena e/ou não indígena), sinalizam o ponto de vista do produtor e conduzem a orientação argumentativa do texto, por meio da composição triádica ethos, pathos e logos.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão