Navegando por Autor "SEGUNDO, Maria das Dores Mendes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA crise estrutural do capital e as estratégias neoliberais na educação básica pública brasileira(2023) MOURA, Lívia Romero de; SEGUNDO, Maria das Dores MendesNeste ensaio, discorremos sobre a crise estrutural do capitalismo, tese defendida por István Mészáros (2002), e as estratégias neoliberais para a superação da crise e a retomada da economia, protagonizada pelo grande capital e mediada pelo Estado brasileiro. Neste propósito, analisamos o processo de reestruturação produtiva neste contexto neoliberal e seus desdobramentos na educação pública a partir das últimas décadas do século XX. Tomando como referencial teórico-metodológico a perspectiva crítica, efetuamos um resgate bibliográfico-documental sobre adequação da educação ao modelo neoliberal e ao processo de produção e acumulação no contexto de crise do capital. Em linhas gerais, atestamos que a flexibilização das relações de trabalho imposta pela reestruturação produtiva vem ajustando a educação a este conceito empresarial, atribuindo à escola as formas gerenciais de eficiência para formação deste novo trabalhador. A privatização da educação brasileira tem se ampliado, sobretudo no contexto da crise do capital, agravada na crise sanitária em decorrência da Pandemia Covid-19.
- ItemTeorias da educação e formação do educador: contra o esvaziamento do conteúdo e a favor de uma práxis revolucionária(2019) GONÇALVES, Ruth Maria de Paula; MORAES, Betanea Moreira de; SEGUNDO, Maria das Dores MendesO presente artigo tem como finalidade apresentar a importância da disciplina Teorias da Educação e Formação do Educador no currículo dos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), cujos estudantes, majoritariamente, são professores provenientes da rede básica dos municípios e estados do Nordeste brasileiro.