Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SCHNEEBERGER, André Henrique"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Avaliação das aprendizagens na educação de pessoas jovens, adultas e idosas de acordo com as diretrizes federais e estaduais
    (2024) SCHNEEBERGER, André Henrique; BENVENUTTI, Dilva Bertoldi
    Este estudo investiga as orientações legais sobre a avaliação das aprendizagens e é fundamentado nas contribuições teóricas de autores como Arroyo, Libâneo e Luckesi. Objetiva-se analisar as diretrizes contidas nos documentos legais, em nível federal e estadual (Santa Catarina), referentes à avaliação das aprendizagens na educação de pessoas jovens, adultas e idosas. A metodologia adotada consiste na aplicação da Análise de Conteúdo de Bardin. Como resultado, destaca-se que a legislação tem foco em uma avaliação contínua, cumulativa e formativa e prioriza aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Conclui-se que a avaliação é compreendida como aquela que pode oportunizar aprendizagem, correções de defasagens discentes e aprimoramento da prática docente.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Práticas inovadoras na educação infantil: análise a partir de um Estado do Conhecimento
    (2024) SILVA, Nathalia da; SCHNEEBERGER, André Henrique; CERON TREVISOL, Maria Teresa
    O artigo tem como objetivo mapear e analisar o que a produção acadêmica e científica tem evidenciado em relação a Inovação Pedagógica na Educação Infantil entre os anos de 2017 e 2022 e que contribuições estas produções têm oportunizado à essa discussão. O embasamento teórico sobre o conceito de inovação na educação foi fundamentado, entre outros autores, nas contribuições de Carbonell (2002). A metodologia do texto foi organizada a partir de um estudo de revisão, do tipo Estado do Conhecimento, realizado no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Portal de Periódicos da CAPES e a Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO). Dos 233 trabalhos encontrados, 19 publicações compõem o corpus de análise do presente artigo distribuídos em cinco categorias. Os resultados apontam a presença de inovações nas práticas pedagógicas, incluindo o uso de tecnologias e recursos digitais, práticas pedagógicas inclusivas e, por fim, inovações na formação inicial de educadores. Conclui-se que, de modo geral, embora não explicitamente mencionada, a Inovação está presente nas práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão