Navegando por Autor "SCAFF, Elisângela Alves da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGestão estratégica na escola pública: a ótica de atores escolares(2006) FREITAS, Dirce Nei Teixeira de; SCAFF, Elisângela Alves da Silva; FERNANDES, Maria Dilnéia EspíndolaEste trabalho objetiva analisar como os atores escolares percebem a origem, quais expectativas têm e como entendem a finalidade do PDE, subprograma do Programa Fundescola. Os dados para essa análise foram coletados por meio de entrevistas em seis escolas no município de Dourados–MS, sendo duas delas da rede estadual e quatro da rede municipal de ensino. Constata-se que tais atores não demonstram clareza sobre a origem do PDE, as expectativas que tem em relação à sua execução nem sempre correspondem àquelas propostas por ele, e ainda, apesar de todo o empenho do PDE em trabalhar a formação dos seus executores na perspectiva da eficácia e da eficiência instrumental/gerencial, percebe-se que as finalidades perseguidas pelo PDE nem sempre são as mesmas perseguidas pelos atores escolares.
- ItemO protagonismo da CNTE nas disputas pelas garantias constitucionais no campo da educação(2018) SCAFF, Elisângela Alves da Silva; GOUVEIA, Andréa Barbosa; FERRAZ, Marcos Alexandre dos SantosEste artigo tem como objetivo analisar o papel dos movimentos sociais do campo educacional nos processos de elaboração e de materialização dos direitos conquistados na Constituição Federal de 1988. Para tanto, elege-se como objeto de estudo as Resoluções de Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), no período de 1990 a 2017, analisadas a partir de estudo documental. Tais análises permitiram identificar a trajetória de defesa da educação pública e da proteção corporativa da categoria, articuladas a questões estruturais da organização do Estado brasileiro.