Navegando por Autor "SBRANA, Roberta Aline"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA inclusão de alunos público-alvo da educação especial na educação superior: um estudo de caso sobre o trabalho docente com uma aluna surda no curso de pedagogia(2018) SBRANA, Roberta Aline; CARNEIRO, Relma Urel CarboneEste artigo busca verificar como tem ocorrido o processo de inclusão de alunos Público-Alvo da Educação Especial na Educação Superior. A princípio é apresentado um breve histórico da Educação Especial e da Educação Superior no Brasil, evidenciando ao longo dos anos como as Instituições de Educação Superior e a legislação têm garantido a estes alunos o acesso e a permanência neste nível de ensino e, consequentemente o processo de inclusão.
- ItemA inclusão de alunos público-alvo da educação especial na educação superior: um estudo de caso sobre o trabalho docente com uma aluna surda no curso de pedagogia(2018) SBRANA, Roberta Aline; CARNEIRO, Relma Urel CarboneThis article pursuit verify as has been the inclusion process of Students target audience of Special Education in Higher Education. At first presents a brief history of Special Education and Higher Education in Brazil, showing over the years as the higher education institutions and legislation have guaranteed these students access and permanence at this level of education and consequently the inclusion process. From this context, the aim of this study was to investigate the work of a teacher with a deaf student the course of Pedagogy of a higher education institution in order to verify comes happening the inclusion process of this student. With a qualitative approach, we developed a case study analyzing the data from the content analysis. For data collection was carried out half structured interviews with the teacher. The discussions and results are organized in the following categories: a) Professional identity; b) Teaching work and inclusion; c) The IES and the inclusion process; and d) The teacher - institution - family relationship; they point to guarantee access and permanence of that student in that institution. However, concludes, not effectiveness of the inclusion process in the absence of an inclusive pedagogical practice.
- ItemO processo decisório em Charles Edward Lindblom e a vontade geral em Jean-Jacques Rousseau: reflexões acerca da participação política e da necessidade de educação para essa participação(2017) SBRANA, Roberta Aline; ASSUMPÇÃO, Flaviana Christine V. P. M.; GOULART, Joana Corrêa; LEMES, Sebastião de SouzaNa obra O Processo de Decisão Política, Charles Edward Lindblom tece reflexões acerca desse processo, destacando a relevância da participação política dos cidadãos em geral. Entretanto, esse autor alerta a necessidade da existência de uma educação que tenha como compromisso a formação de homens e mulheres para a participação social, pois somente a partir dessa educação tal participação poderá se efetivar. Do mesmo modo, na obra O Contrato Social, Jean-Jacques Rousseau apresenta considerações acerca da importância da participação do povo no processo de elaboração desse contrato, a qual ocorrerá por intermédio da “vontade geral”. Mas essa participação implica a criação de uma educação voltada para a formação do homem como indivíduo e cidadão, para que este participe de forma ativa da sociedade, tal como expõe em seu tratado pedagógico – Emílio ou Da Educação. O intuito desse trabalho é evidenciar que em ambas as reflexões esses autores discutem sobre essa relevância da participação política dos cidadãos, a qual, segundo sua visão, será concretizada apenas pela existência de uma educação que valorize a formação para a participação.