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Navegando por Autor "SANTOS, Silvia Alves dos"

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    Políticas e reformas curriculares no Brasil: perspectiva de currículo a partir da pedagogia histórico-crítica versus a base nacional curricular comum e a pedagogia das competências
    (2020) MALANCHEN, Julia; SANTOS, Silvia Alves dos
    Tendo em vista que, aproximadamente, nos últimos 20 anos a questão do currículo escolar e outras políticas educacionais têm sido alvo de constantes reformas no Brasil, o nosso objetivo neste trabalho, é o de expor as reformas curriculares que ocorreram e como se constituiu o processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em vigência atualmente no país (BRASIL, 2017, 2018), assim como, analisar e expor alguns princípios da pedagogia que direciona o documento: a pedagogia das competências. Na sequência expomos a compreensão e defesa do que é currículo e conhecimento escolar a partir dos pressupostos da pedagogia histórico-crítica, que tem seus fundamentos teóricos ancorados no materialismo histórico e dialético. Buscamos com isso, demostrar que a concepção de formação que norteia a BNCC, é fundamentada numa racionalidade instrumental e utilitária, direcionada por interesses empresariais. Analisamos que a intenção, da mesma, é aprofundar o esvaziamento da função da escola, do professor e do currículo escolar, negando o conhecimento objetivo e sistematizado e reforçando uma pedagogia pragmática, utilitarista e tecnicista, que tem por objetivo a formação técnica para o emprego e não a formação para o trabalho com o sentido na emancipação humana. Concomitantemente, observamos que a concepção que direciona a BNCC tem como objetivo final o controle absoluto do processo de formação dos indivíduos, via o controle do currículo para educação básica, formação de professores e a avaliação em larga escala.
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    Reforma do Ensino Médio, BNCC, BNC-Formação e as alterações promovidas na formação e no trabalho docente
    (2024) SANTOS. Ingrid David dos; CZERNISZ, Eliane Cleide da Silva; SANTOS, Silvia Alves dos
    O texto objetiva refletir acerca das alterações curriculares promovidas pela reforma do Ensino Médio, implementação da BNCC e da BNC-Formação e suas repercussões na formação no trabalho docente. Para tanto se questiona: quais são as alterações promovidas pela reforma do Ensino Médio, implementação da BNCC e BNC-Formação na formação e no trabalho docente? Desenvolvido com base em pesquisa bibliográfica e documental, indica como resultados que a BNCC é uma normativa central e articuladora da formação. Como conclusão, destaca o alinhamento da formação ao mercado, reiterando características formativas como flexibilidade, empreendedorismo, proatividade e pragmatismo.

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