Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Lays Regina Batista de Macena dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Talvez vos embarace o numero de meninos pobres que deve admittir cada aula: instrução pública primária - Província da Parahyba do Norte - 1849-1889
    (2017) SANTOS, Lays Regina Batista de Macena dos; ANANIAS, Mauricéia
    Este artigo tem como objetivo indicara presença de alunos pobres nas aulas públicas primárias da Província da Parahyba do Norte no período de 1849 a 1889. O desenvolvimento do argumento central demonstrou a frequência da população pobre nas aulas tendo como mediação a legislação, os requerimentos, ofícios e correspondências trocados entre as autoridades e os professores, bem como os relatórios de presidentes da Província e dos diretores da instrução. A documentação encontrada foi ponderada como oficial e muito próxima do movimento da legislação. Para análise, a pesquisa histórica foi utilizada considerando a produção social de evidências históricas a partir dos conflitos que emergiram do intenso debate e das atividades administrativas na fundação da escola primária brasileira. Tendo como base o registro desta materialidade cotejamos com os jornais da época, a bibliografia produzida acerca da história, da educação e da história da educação na Paraíba. Pretendeu-se que a documentação confrontada com a defesa da escola como uma produção social de determinados sujeitos em épocas e intencionalidades específicas definisse a categoria de escolarização como mostra de uma fundamentação teórica e metodológica. O recorte temporal considerou os dois primeiros regulamentos que organizaram a instrução pública promulgados em 1849. O ano de 1889 por ter marcado a política e a sociedade com a mudança do regime político. Para o entendimento do contexto da instrução, tratamos da organização social da Província e do ideal instrucional pensado e difundido pelos intelectuais e gestores da época. Concluímos, a partir de quatro casos analisados, que a presença de alunos pobres nas aulas primárias estava relacionada à defesa de instruir e civilizar a população.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão