Navegando por Autor "SANTOS, Jonatas Marcos da Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA convergência entre complexidade e diálogo: fundamentos da educação para o século XXI(2022) LUNA, José Marcelo Freitas de; SANTOS, Jonatas Marcos da SilvaAs reflexões apresentadas neste artigo referenciam-se em pesquisa sobre a convergência da complexidade de Morin e a práxis crítico-dialógica conscientizadora de Paulo Freire. Para demonstrar tal convergência, a partir do Humanismo europeu, consideramos o processo de formação da época Moderna e suas influências sobre a formação do mundo e do sujeito contemporâneos, traçando a contribuição do pensamento de Morin e Freire como proposta crítica frente aos princípios da Modernidade. Ao sujeito biopsíquico, social e envolvido pelas teias de significados culturais, ser complexo e dialógico situado no tempo e no espaço históricos, apontamos a educação dialógica conscientizadora da complexidade como possibilidade de promoção da vida em abundância e da ética, tendo em vista a criação de uma nova consciência planetária no século XXI. Com a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, buscamos responder como o pensamento de Morin e Paulo Freire convergem ao fundamentar uma nova perspectiva para educação no mundo contemporâneo. A educação sob o viés do diálogo acerca da complexidade contribui para emersão de uma consciência comprometida com o respeito ao Planeta, com a vida humana e com a valorização das diversidades, assumindo novas perspectivas ante ao compromisso de construção da cidadania global solidária. Os resultados mostram que a convergência entre a complexidade e a educação dialógico-conscientizadora acontece pelas possibilidades de abordar a realidade como sendo irredutível a qualquer pretensão de certeza absoluta e definitiva por parte do conhecimento humano e pela alternativa convergente de complexidade e diálogo para educação do século XXI, em face aos princípios da Modernidade.