Navegando por Autor "SANTOS, Fabiano Antonio dos"
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- ItemAs estratégias do "movimento pela base” na construção da BNCC: consenso e privatização(2020) FERREIRA, Fabíola da Silva; SANTOS, Fabiano Antonio dosEste artigo apresenta as articulações do Movimento Pela Base na condução do processo de construção da Base Nacional Comum Curricular em todo o território brasileiro.
- ItemDesafios políticos, econômicos e sociais para os docentes na América Latina(2020) SANTOS, Fabiano Antonio dos; ZANARDINI, João Batista; MARQUES, Hellen JaquelineO objetivo deste artigo é estabelecer um panorama sobre alguns dos desafios que se colocam frente à condição de docente na América Latina, em especial no Brasil.
- ItemInternacionalização dos sistemas de avaliação: evidências de Brasil e Chile(2019) SANTOS, Fabiano Antonio dos; PETOUR, María Teresa FlórezO artigo sugere a existência de uma agenda internacional para a educação, promovida pelas Organizações Internacionais, a partir da qual se promove a expansão de sistemas de avaliação da qualidade da educação.
- ItemOlhares para a diversidade, inclusão escolar e exclusão social: contribuições da educação social(2020) SANTOS, Fabiano Antonio dos; MARTINS, Bárbara Amaral; KASSAR, Mônica de Carvalho MagalhãesOs anos da década de 1990 marcam importantes mudanças nos discursos envolvendo os direitos humanos, as relações entre as políticas nacionais e os organismos internacionais. São resultado de disputas por projetos sociais antagônicos que visam apresentar alternativas de combate à exclusão e promotoras de inclusão social, sobretudo, por meio da educação.
- ItemOs desafios políticos para a educação e democracia na América Latina(2020) SANTOS, Fabiano Antonio dos; MARTINIZA, Silvia; ZANARDINI, João BatistaDestacamos neste dossiê, entre as questões que congregam os países latino americanos, os desafios políticos em torno da oferta de educação e do fortalecimento da democracia e o reflexo da adoção de medidas políticas que leva a uma alta porcentagem de indigência e pobreza na maioria dos países da região.
- ItemPrioridades para a agenda internacional da educação: qualidade da educação, aprendizagem, qualidade docente e avaliação externa(2020) SANTOS, Fabiano Antonio dos; SANTOS, Rennan Andrade dos; MORAIS, Nicole de; SILVA, Cristielly Campos da; FRANCISCO, Jonas AntónioO presente artigo é resultado de uma investigação que buscou mapear as prioridades daagenda internacional para a educaçãoiniciadaa partir dos anos 1990, em Jomtien, reavaliadanos anos 2000 em Dakar,e aprimorada em 2015, na cidade de Incheon. Seu objetivo foi analisar como se introduziu,na agenda,a perspectivagerencialistapara a aprendizagem, relacionando, para tanto,os conceitosde “Qualidade da Educação”, “Aprendizagem” e“Qualidade do Professor”.Analisou-se os documentos dos trêsencontros mundiais de educação (JOMTIEN, 1990; DAKAR, 2000;INCHEON, 2015). Conclui-se que as estratégias usadas nos documentos visam a produção de consensos, quando usam slogans amplamente aceitos como é o exemplo de qualidade e empoderamento. Também destacamos que o professor é colocadono centro da agenda, e que o discurso de profissionalização está intimamente associado à lógica gerencial de responsabilização.