Navegando por Autor "SANTOS, Carlos Antonio Cunha dos"
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- ItemProdução dos grupos de pesquisa em formação de professores do campo(2024) SANTOS, Carlos Antonio Cunha dos; FERREIRA, Francisco de Assis Parentes da Silva do Amaral; FEIO, Leila do Socorro Rodrigues; MARTINS DA SILVA, VilmarO objetivo foi caracterizar os grupos de pesquisa e suas produções com linha em Formação de Professores do Campo. Através de uma busca no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e na Plataforma Lattes, foi possível observar o perfil dos líderes, suas produções científicas, incluindo artigos indexados, livros e capítulos de livros, além das temáticas abordadas. A partir do descritor Formação de Professores do Campo foram selecionados 46 grupos. Ás produções observadas foi aplicada a classificação conforme a tabela Qualis/CAPES para o quadriênio 2017-2020. As temáticas abordadas, com maior frequência, foram o fechamento e nucleação de escolas, a formação inicial, contínua e continuada, oportunidade de trabalho por meio de concurso público ao egresso, a formação de formadores, a questão da formação e a vivência no estágio, as práticas pedagógicas no contexto da Reforma Agrária, a pedagogia das turmas multisseriadas, entre outras.
- ItemUso do RPG nas aulas de educação do campo e pesquisa(2023) SANTOS, Carlos Antonio Cunha dosO presente relato apresenta os resultados do uso do Role Play Game (RPG) nas aulas da disciplina de Educação do Campo e Pesquisa em uma turma do curso Técnico de Agroindústria, no Campus Rural de Marabá do Instituto Federal do Pará (IFPA). O jogo foi utilizado para contextualizar, reforçar os pontos mais importantes, esclarecer dúvidas e ajudar na assimilação do conteúdo. Após oito aulas que incluíram a introdução ao RPG, a formação de grupos, eleição dos mestres e a construção de personagens, os alunos foram submetidos a um questionário baseado na escala de Likert de 5 pontos a fim de avaliar a aceitação do jogo, o aprendizado e a importância do uso do RPG durante as aulas da disciplina. Os resultados demonstraram aprovação com o uso do RPG e a dinâmica foi considerada importante na disciplina para a aprendizagem dos conteúdos.