Logo da Base
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo da Base
  • Base de Dados
  • Toda a Edubase
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "SANTOS, Carlos Antonio Cunha dos"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Produção dos grupos de pesquisa em formação de professores do campo
    (2024) SANTOS, Carlos Antonio Cunha dos; FERREIRA, Francisco de Assis Parentes da Silva do Amaral; FEIO, Leila do Socorro Rodrigues; MARTINS DA SILVA, Vilmar
    O objetivo foi caracterizar os grupos de pesquisa e suas produções com linha em Formação de Professores do Campo. Através de uma busca no Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientí­fico e Tecnológico (CNPq) e na Plataforma Lattes, foi possí­vel observar o perfil dos lí­deres, suas produções cientí­ficas, incluindo artigos indexados, livros e capí­tulos de livros, além das temáticas abordadas. A partir do descritor Formação de Professores do Campo foram selecionados 46 grupos. Ás produções observadas foi aplicada a classificação conforme a tabela Qualis/CAPES para o quadriênio 2017-2020. As temáticas abordadas, com maior frequência, foram o fechamento e nucleação de escolas, a formação inicial, contí­nua e continuada, oportunidade de trabalho por meio de concurso público ao egresso, a formação de formadores, a questão da formação e a vivência no estágio, as práticas pedagógicas no contexto da Reforma Agrária, a pedagogia das turmas multisseriadas, entre outras.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Uso do RPG nas aulas de educação do campo e pesquisa
    (2023) SANTOS, Carlos Antonio Cunha dos
    O presente relato apresenta os resultados do uso do Role Play Game (RPG) nas aulas da disciplina de Educação do Campo e Pesquisa em uma turma do curso Técnico de Agroindústria, no Campus Rural de Marabá do Instituto Federal do Pará (IFPA). O jogo foi utilizado para contextualizar, reforçar os pontos mais importantes, esclarecer dúvidas e ajudar na assimilação do conteúdo. Após oito aulas que incluíram a introdução ao RPG, a formação de grupos, eleição dos mestres e a construção de personagens, os alunos foram submetidos a um questionário baseado na escala de Likert de 5 pontos a fim de avaliar a aceitação do jogo, o aprendizado e a importância do uso do RPG durante as aulas da disciplina. Os resultados demonstraram aprovação com o uso do RPG e a dinâmica foi considerada importante na disciplina para a aprendizagem dos conteúdos.

Logo Edubase e SBU


ISSN 1518-6385

Rua Sérgio Buarque de Holanda, 421
Cidade Universitária Zeferino Vaz
Distrito de Barão Geraldo
13083-859 - Campinas - SP - Brasil
Telefone: (19) 3521-6729

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão