Navegando por Autor "SANTOS, Adriana Cavalcanti dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLeitura multimodal: proposta de ensino híbrido com metodologia de estações rotacionais(2022) PINHEIRO, Viviane Caline de Souza; SANTOS, Adriana Cavalcanti dosEste artigo analisa os recursos semióticos mobilizados durante as práticas de leitura. Como suporte teórico, adotamos: Christensen, Horn e Staker (2013); Kress e Van Leuween (1998); Kress (1989), Coscarelli e Novais (2010). Trata-se de uma pesquisa-intervenção (ROCHA; AGUIAR, 2003), que propôs estações rotacionais de práticas de leitura. A relevância dessa intervenção consistiu em proporcionar atividades que incentivassem a compreensão de textos multimodais. Os resultados da intervenção mostram que os recursos semióticos nas práticas de leitura foram mobilizados pelo grupo de alunos a partir do reconhecimento de imagens, sons, letras em movimentos, leituras nãolineares de tabelas e quadros, entre outros, em que promoveram a ampliação das produções de sentido durante a leitura dos textos.
- ItemPolíticas de currículo em Portugal: Concepções e práticas(2019) SANTOS, Adriana Cavalcanti dos; LEITE, CarlindaO artigo analisa posições de gestores de Agrupamentos de Escolas de Portugal, envolvidos na implementação da política que concebe o currículo prescrito a nível nacional como um projeto que tem de ser reconfigurado em cada escola. O corpus de análise são entrevistas analisadas pela técnica de análise de conteúdo que mostrou que estes entrevistados aderem aos princípios de autonomia e de flexibilidade curricular, tanto no planejamento das ações docentes como na vivência das práticas curriculares, por considerarem que eles proporcionam uma ressignificação do currículo nacional. No entanto, nessa concretização, sentem dificuldades que advêm de medidas políticas que não se articulam entre si.