Navegando por Autor "SAMBUGARI, Márcia Regina do Nascimento"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA cultura lúdica dos alunos de uma escola das águas no Pantanal(2020) MELO, Rogério Zaim de; SAMBUGARI, Márcia Regina do NascimentoTrata-se de uma pesquisa realizada com 33 crianças que moram no Pantanal sul-mato-grossense e estudam em uma das chamadas ?Escolas das Águas?. O objetivo é analisar como é a sua cultura lúdica, mais precisamente, como elas aprendem os jogos e brincadeiras de que mais gostam. A pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou: diário de campo, transcrições de episódios de brincadeira, desenhos realizados com as crianças e entrevistas. A análise dos dados se apoia no conceito de cultura lúdica, desenvolvido por Gilles Brougère (1998). Os resultados indicam que, independente do gênero e da idade, as crianças preferem brincadeiras e jogos realizados em grandes grupos, e que o aprendizado desses jogos acontece de três formas: vertical, as crianças aprendem com seus pais e/ou responsáveis, oblíqua, aprendem com os professores, e paralela, a aprendizagem acontece entre grupos coetâneos
- ItemO Programa Mais Alfabetização (PMALFA) no entretempo 2018 a 2020(2021) SILVA, Elizania Bruno Prado; SILVA, Eliane Damasceno; SAMBUGARI, Márcia Regina do NascimentoO texto apresenta parte do estudo que investigou o Programa Mais Alfabetização (PMALFA), buscando averiguar o conceito de alfabetização defendido em tal plano bem como o enfoque dado em pesquisas brasileiras que também se voltaram ao referido programa. Numa abordagem qualitativa, de cunho exploratório e descritivo, o trabalho contou com a análise documental do manual operacional do sistema de orientação pedagógica e monitoramento do PMALFA assim como o levantamento de teses e dissertações defendidas em programas de pós-graduação no Brasil e de artigos em periódicos brasileiros. Os resultados indicam uma precarização da educação e uma visão superficial e reducionista do processo de aprendizagem da leitura e escrita.