Navegando por Autor "SALAMANCA, Esther Magaña"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEvaluación para el aprendizaje en educación física en la enseñanza primaria y secundaria: un análisis comparativo de la producción académica en Latinoamérica y España (2000-2021)(2022) STIEG, Ronildo; GARCIMARTÍN, Carla Fernández; SALAMANCA, Esther Magaña; HERNANDO, Lucía BenitoA avaliação tem sido comumente estudada para fins educacionais. O presente artigo do tipo estado do conhecimento em revistas analisou-produção científica sobre-avaliação em Educação Física envolvendo o ensino fundamental e médio na Espanha e em países da América Latina. Foi utilizada-metodologia de estudo misto, baseada na análise bibliométrica dos artigos extraídos de: Web of Science, Scopus, Scielo, Dialnet e Google Scholar, utilizando os descritores: avaliação, educação física, educação primária e educação secundária. Foram obtidos 58 artigos publicados entre os anos de 2000 e 2021. Os resultados indicam: (a) maior volume de artigos entre os anos de 2010 e 2019; (b) os periódicos não são específicos de avaliação, mas em grande parte de Educação Física; (c)-maioria dos estudos provem da Espanha, seguido pelo Brasil, Colômbia, Cuba e Chile; (d) o maior volume de artigos são estudos empíricos e assumem o contexto da educação primária. Concluiu-se que-avaliação para-aprendizagem nas aulas de Educação Física nos ensinos fundamental e médio tem recebido pouca atenção nos países latino-americanos, reforçando-urgência de pesquisas que permitam conhecer e compreender as práticas avaliativas desenvolvidas pelos professores nessas etapas de ensino nesses países.