Navegando por Autor "SÁ, Ricardo Antunes de"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA formação de professores e as contribuições do pensamento complexo(2021) LUPPI, Mônica Aparecida Rodrigues; BEHRENS, Marilda Aparecida; SÁ, Ricardo Antunes deO pensamento complexo busca uma tomada de consciência, propondo uma nova organização dos saberes no sistema de ideias, interligando assim os conhecimentos. Deste modo, questiona-se: de que forma se articulam os elementos que emergem do campo de estudos da formação inicial de professores e como se forma a tessitura de relações presentes nos fenômenos educacionais? O objetivo geral deste trabalho é mapear os elementos constituintes da formação inicial a fim de demonstrar essa articulação. A pesquisa é qualitativa, exploratória e descritiva, prevê uma reflexão analítica e crítica. Como resultados alcançados, apresentam-se; a elaboração de um diagrama, a indicação de informações que compõem a concepção de homem, a teoria de educação e a concepção de sociedade nos aspectos que se mostram coerentes com o pensamento complexo; a consideração de que as percepções, experiências, crenças e valores do pesquisador influenciam na pesquisa, a necessidade de uma reforma do pensamento que possibilite religar e interligar conhecimentos, a compreensão de que a condição humana como indivíduo/espécie/sociedade, exige atenção com relação ao seu convívio e vida no planeta; ter como princípios os fundamentos da teoria de sistemas, da cibernética e do conceito de organização com base na complexidade e aceitar o conhecimento sujeito à incerteza e ao inesperado.
- ItemFormação continuada de professores de matemática para o uso pedagógico de tablets e smartphones: o desenvolvimento de uma ação pedagógica inovadora(2022) LUIZ, Learcino dos Santos; SÁ, Ricardo Antunes deApresentamos neste artigo um resumo de uma pesquisa de doutorado realizada no programa de pós-graduação da UFPR (Universidade Federal do Paraná). Nesta pesquisa realizamos uma pesquisa-ação com o intuito de analisar, avaliar e encontrar respostas a possíveisproblemas de uma rede municipal de ensino que aderiu ao programa um tabletpor aluno. Após avaliarmos que estes professores possuíam uma lacuna em sua formação para o uso de TMSF (tecnologias móveis sem fio ±tabletse smartphones), empreendemos um curso de formação continuada com o objetivo de levar conhecimentos teóricos e práticos da teoria do mobilelearning. Dentro da pesquisa proposta tivemos como uma hipótese que ao adquirir o conhecimento teórico e prático da teoria do mobile learnig, estes professores teriam sua ação pedagógica transformada para uma ação pedagógica inovadora. Nesteartigo trazemos teorias sobre a formação continuada de professores, a teoria do mobile learninge apresentamos nossa ideia de ação pedagógica inovadora. Terminamos o texto com um exemplo de um projeto de ensino de matemática criado por um dos professores cursista, onde usa tabletse smartphonesem um ambiente de sala de aula invertida.