Navegando por Autor "ROVER, Ardinete"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA rádio educativa UNOESC FM como recurso didático na educação a distância(2007) MOTERLE, Roseli Rocha; ROVER, Ardinete; COLUSSO, Larissa C.; GUINDANI, Evandro Ricardo; BASEGIO, AlexA Educação a Distância é uma modalidade de ensino que utiliza diversos meios e tecnologias de informação e comunicação no processo de mediação, de modo que favoreçam a construção do conhecimento e da autonomia de aprendizagem do aluno. Neste artigo apresentam-se os resultados de um projeto de pesquisa, cujo objetivo foi investigar as contribuições da Rádio Educativa no processo de ensino-aprendizagem das disciplinas de Metodologia Científica e de Ética e Sociedade, oferecidas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), na modalidade a distância, por meio de uma radionovela, destacando conflitos éticos em debate na sociedade atual: aborto, pena de morte, plágio e formação ética. A pesquisa foi organizada em três momentos: inicialmente, foram elaborados roteiros dos episódios da radionovela; num segundo momento, foram gravados os programas e veiculados na Rádio Educativa 106,7 FM, na internet ou por download; num terceiro momento, foi disponibilizado aos alunos, por meio do Portal de Ensino, um questionário de pesquisa para avaliar as contribuições desse recurso no processo de ensino-aprendizagem, com a participação de 63% dos alunos matriculados nas disciplinas. Os resultados apontam a Rádio Educativa como um importante recurso didático na Educação a Distância, pois facilita a compreensão dos conteúdos, problematiza situações e casos que se aproximam da realidade do aluno e aprofunda a reflexão de questões difíceis de se reproduzir no material impresso. Recomenda-se a elaboração de novos projetos por meio da Rádio Educativa, aprimorando técnica e metodologicamente o uso da rádio como um recurso didático, a fim de contribuir no processo de ensino-aprendizagem, especialmente na modalidade a distância.
- ItemInstituições de Ensino Superior: fatores de qualidade nos serviços de ensino - o caso da UNOESC de Joaçaba(2002) ROVER, Ardinete; COSTENARO, LucianaThe present study has for purpose to present the quality factors in the services of teaching ministrado in UNOESC - University of the West of Santa Catarina of Joaçaba, tends as objective to identify, in the graduation student´s perception, the emphasis given to the factors: faculty, structures curricular and equipaments and facilities. The used methodology characterized the research as exploratory descriptive. The technical research was quantitative. The rising of the data was made to June of 2001 of May. In the collection of primary data the technique of scale Likert was applied of five points to a sample os students of each researched graduation course. The interpretation of the collected data was, mainly, by means of descriptive report by means of tabulated data and expressed in pictures and graphs.
- ItemO estágio curricular como instrumento necessário a formação profissional do contador(1998) ROVER, Ardinete; LANGE, Dorvalina
- ItemO vídeo no processo de mediação didático-pedagógica na educação a distância(2006) ROVER, Ardinete; FERREIRO, Arnaldo Telles; LUCKMANN, Luiz Carlos; MOTERLE, Roseli RochaA Educação a Distância é uma modalidade centrada na auto-aprendizagem, na qual a mediação didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem ocorre com a utilização de diferentes meios e tecnologias de informação e comunicação. A Unoesc, a partir da Resolução nº 021/CEE-SC/2005, que regulamentou a oferta de disciplinas na modalidade a distância na educação superior, instituiu em todos os cursos reconhecidos da Universidade a oferta da disciplina de Metodologia Científica, em que se utiliza como material instrucional um guia de estudos e o Portal de Ensino da Unoesc. Com a finalidade de propor novos recursos que fortaleçam o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Metodologia Científica, produziu-se uma videoaula sobre elaboração de citações, integrando o material instrucional já utilizado. O objetivo desta pesquisa foi verificar de que maneira a videoaula contribui com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, oferecida pela Unoesc, na modalidade a distância. Em relação aos procedimentos metodológicos, optou-se por um estudo exploratório e descritivo. Para a coleta de dados, primeiramente, foi produzido um roteiro baseado no tema “Elaboração de citações”; no segundo momento, foi produzida a videoaula e apresentada aos alunos; no terceiro momento, foi disponibilizado aos alunos um questionário para avaliar a videoaula por meio do Portal de Ensino da Unoesc, e 77% responderam às questões. Os resultados apontam que a videoaula contribuiu com o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Metodologia Científica, uma vez que facilita o desenvolvimento dos trabalhos científicos, sobretudo, porque evidencia as diferentes formas de se fazer uma citação.